

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
"Ascende" dizia o ascensorista.
Em relação aos vocábulos 'ascende' e 'ascensorista', analise as afirmativas a seguir:
I.Possuem o número de sílabas diferentes.
II.Não pertencem a mesma classe gramatical.
III.A palavra 'ascensorista' possui cinco sílabas, com a tônica na sílaba 'so'.
IV.A palavra 'ascende' foi escrita de forma incorreta, o correto seria 'assende' com 'ss'.
Estão corretas:
Apenas II e IV.
Apenas I e II.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Com base nas palavras do texto, analise as afirmativas a seguir:
I.Na palavra meu, há um ditongo decrescente, pois duas vogais estão na mesma sílaba, com a semivogal após a vogal.
II.A palavra quarto apresenta um dígrafo consonantal, pois as letras "qu" representam um único som.
III.Em descansar, ocorre um encontro consonantal separável, pois as consoantes "s" e "c" pertencem a sílabas diferentes.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
"Manta, em grande parte, foi reconstruída. Mas uma parte inesperada do legado do terremoto permanece visível até hoje."
Com base na fonologia e na fonética, julgue as assertivas a seguir:
l.O vocábulo 'manta' apresenta um dígrafo vocálico, enquanto 'grande' apresenta, além de um dígrafo vocálico, um encontro consonantal.
II.A pronúncia da palavra 'hoje' corresponde ao som de todas as suas letras.
III.O vocábulo 'terremoto' contém um dígrafo consonantal separável, enquanto o vocábulo 'parte' possui um encontro consonantal inseparável.
IV.O vocábulo 'permanece' apresenta encontro consonantal representado pelas letras 'rm' e dígrafo vocálico representado pelas letras 'an', que produzem um único som nasal.
V.O vocábulo 'parte' apresenta o mesmo número de fonemas do vocábulo 'quase', pois todas as letras representam um som vocálico.
É correto o que se afirma em:
II, III e IV, apenas.
I, apenas.
I e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
Em relação à fonologia e à ortografia, analise as assertivas abaixo:
I. A palavra “essepcional” está grafada corretamente.
II. A palavra “exceder” tem o mesmo número de letras e fonemas.
III. A palavra “grandemente” é formada por derivação com sufixo adverbial.
Quais estão corretas?
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Considerando elementos fonéticos e fonológicos de determinados trechos do texto, assinale a alternativa correta.
Em “[...] programas de inteligência artificial e os mais variados aplicativos.”, os sons iniciais das palavras em destaque contribuem para a fluidez da pronúncia, em razão da presença de três dígrafos: dois no primeiro e um no segundo termo em análise.
Em “O consumo hídrico é uma preocupação mais recente [...]”, a sequência de letras do termo em destaque corresponde diretamente à forma como a palavra é pronunciada.
Em “[...] ressalta o bacharel em computação científica Álvaro Luiz Fazenda [...]”, o som das consoantes presentes nos termos em destaque são mantidos na fala, sem supressão ou acréscimo de fonemas.
Em “[...] ao apresentar desempenho comparável ao dos modelos da OpenAI [...]”, tanto o primeiro quanto o segundo termo destacados dispõem de 10 letras, porém divergem quanto ao número de fonemas que cada um apresenta.
Em “[...] pode contribuir para a criação de uma IA mais sustentável.”, cada uma das palavras destacadas apresenta um encontro consonantal e um ditongo nasal em sua respectiva estrutura.
Com relação ao número de fonemas e dígrafos de palavras do texto, é INCORRETO afirmar que:
quilombolas possui 10 fonemas e 1 dígrafo.
brancas possui 6 fonemas e 1 dígrafo.
indígenas possui 8 fonemas e 1 dígrafo.
sempre possui 5 fonemas e 1 dígrafo.
Analise o trecho a seguir: “O Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), ressalta a importância das atividades físicas para prevenção e controle de câncer em comunicado divulgado na última semana”. Sobre os encontros vocálicos presentes nas palavras destacadas no período, é correto afirmar que
em “órgão”, ocorre um tritongo.
em “ministério”, ocorre um ditongo oral crescente.
em “importância”, ocorre um ditongo oral decrescente.
em “prevenção” e em “ministério”, ocorre um ditongo oral crescente.
Analise as afirmações abaixo:
I. O termo “Deus” é classificado como monossílabo.
II. A sílaba tônica da palavra “Tivemos” é “Ti”.
III. O vocábulo “a gente”, usado no texto, foi incorretamente grafado. Deveria ser, portanto, escrito da seguinte forma: “agente”.
IV. A separação silábica do termo “Reaprender” é “Re-a-pren-der”.
Dentre as afirmações mencionadas acima, quais estão corretas?
Todas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Com base na análise fonológica e ortográfica das palavras destacadas na segunda estrofe da letra da canção, assinale a alternativa CORRETA.
A palavra “quer” contém um encontro vocálico do tipo ditongo crescente, formado pelas letras “u” e “e”.
As palavras “que” e “quer” apresentam o dígrafo “qu”, em que as letras “q” e “u” representam um único fonema.
Em “que”, há um dígrafo vocálico, pois as letras “u” e “e” são pronunciadas juntas na mesma sílaba.
A sequência “qu” em ambas as palavras constitui um hiato perfeito.
As palavras “que” e “quer” não apresentam dígrafo nem encontro vocálico, pois cada letra representa um fonema distinto.
Considerando a palavra “cérebro”, retirada do texto, analise as sentenças a seguir:
I- A palavra apresenta o mesmo número de fonemas e de letras.
II- Há nela a presença de um dígrafo.
III- Trata-se de palavra proparoxítona, cuja sílaba tônica é “ce”.
Está(ão) CORRETA(S)
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Em “Já procurei caxangá, caxengá e caxingá, com ‘x’ e ‘ch’”, caso os vocábulos fossem reescritos com “ch”, quanto à natureza fonética/fonológica, é correto afirmar que:
não haveria alteração no número de fonemas.
diminuiria o número de letras das palavras.
se faria a inclusão de um encontro consonantal.
haveria mudança na pronúncia dos vocábulos.
ocorreria acréscimo de encontro vocálico.
No que tange às dificuldades ortográficas irregulares, Morais (2009) observa que “o uso de uma letra (ou dígrafo) é justificado apenas pela tradição de uso ou pela origem (etimologia) da palavra”. Esse tipo de dificuldade exige a memorização da forma correta pelos alunos, como é o caso, na fala dos personagens, do emprego da letra
“n”, em “insetos”.
“m”, em “voam”.
“z”, em “zumbido”.
“h”, em “hiperativa”.
“r”, em “reclamona”.
Com relação ao número de fonemas e dígrafos, é correto afirmar que “integral” possui:
6 fonemas e 2 dígrafos.
8 fonemas e nenhum dígrafo.
8 fonemas e 1 dígrafo.
7 fonemas e 1 dígrafo.
De acordo com a padronização AFI, as palavras cesta, sesta e sexta estão transcritas respectivamente, de forma correta, em:
/
/
/
/
/
"Ao ser questionado sobre o que deve motivar o jovem a ser servidor público, Contente compartilha um conselho muito inspirador."
Analise as afirmativas a seguir com base na fonética e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
(__)O vocábulo 'questionado' apresenta o mesmo número de letras e de fonemas, enquanto 'inspirador' apresenta mais letras do que fonemas.
(__)Os vocábulos 'compartilha' e 'conselho' apresentam dígrafos consonantais inseparáveis e dígrafos nasais. Já o vocábulo 'servidor' apresenta encontro consonantal.
(__)O vocábulo 'que' apresenta dígrafo, assim como os vocábulos 'pente', 'ombro' e 'queda'.
(__)O vocábulo 'motivar' tem o mesmo número de sílabas dos vocábulos 'moeda' e 'apoio'. Já o vocábulo 'deve' possui o mesmo número de sílabas das palavras 'ritmos' e 'istmo'.
A sequência que preenche corretamente os itens acima, de cima para baixo, é:
F, V, V, V.
F, F, V, F.
V, F, F, V.
V, V, F, F.
V, V, V, V.
"Para isso, será necessário trabalhar com microdados − informações detalhadas que podem incluir dados de pessoas e empresas."
Quanto ao número de sílabas e aos tipos de sílabas dos vocábulos presentes no trecho, marque com (V) para as afirmativas verdadeiras ou com (F) para as falsas.
(__)A palavra "dados" possui duas sílabas e apresenta uma sílaba composta, pois contém duas consoantes juntas, formando um encontro consonantal.
(__)A palavra 'trabalhar' possui três sílabas, dígrafo e encontro consonantal.
(__)A palavra 'empresa' possui três sílabas, todas simples, pois nenhuma delas contém ditongo ou encontro consonantal.
(__)A palavra 'necessário' tem apenas sílabas compostas, por conter dígrafos e encontros consonantais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
F, V, F, F.
V, F, F, V.
F, F, F, F.
V, V, V, V.
Os fonemas classificam-se em:
ditongos, tritongos e hiatos
oxítonos, paroxítonos e proparoxítonos
vogais, consoantes e semivogais
aglutinação, justaposição e derivação
dissertativos, narrativos e descritivos
"A língua é, por definição estrutural, uma rede de oposições. Nessa rede, o fonema não se define por sua substância sonora concreta, mas por sua função distintiva e relacional. A articulação dos sons, quando analisada fonologicamente, requer abstração que ultrapassa o simples inventário acústico."
(Adaptado de: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.)
Com base no excerto acima e nos conhecimentos gramaticais sobre Fonema e Sílaba, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
A presença de dígrafos consonantais, como em "chave" e "guerra", evidencia que a correspondência entre fonemas e grafemas é um critério determinante na classificação silábica, dado que cada grafema representa um fonema isolado.
A concepção estruturalista do fonema, ao priorizar sua função distintiva, invalida a relevância dos traços articulatórios como base para a delimitação das unidades mínimas sonoras de uma língua.
Em palavras como "psicologia" e "gnomo", observa-se a realização de encontros consonantais que, apesar de formarem sílaba com a vogal subsequente, revelam, no plano fonológico, a presença de fonemas cuja articulação inicial pode não ser perceptível na oralidade, mas ainda assim é distintiva.
A divisão silábica em português, embora articulada sobre critérios fonéticos, está sujeita a variações lexicais e morfológicas que inviabilizam uma normatização ortográfica coerente com os princípios fonológicos.
A nasalização de vogais em português brasileiro não interfere na contagem de fonemas, uma vez que tais marcas de nasalidade se dão exclusivamente no plano fonético, sem valor fonêmico funcional.
Assinale a alternativa cuja letra r no final da palavra NÃO represente morfema:
Difundir.
Açúcar.
Elevar.
Ser.
Acompanhar.
Observe os termos “traz” e “desafios” presentes no fragmento “O envelhecimento populacional traz desafios” (§4º) e marque a alternativa CORRETA.
Na palavra “desafios” há um encontro consonantal, assim como acontece com a palavra “série”.
Na palavra “traz” há um encontro vocálico, assim como acontece com a palavra “triste”.
Na palavra “traz” há um encontro consonantal, assim como acontece com a palavra “pluma”.
Nas palavras “traz” e “desafios” há encontros vocálicos.
Nas palavras “traz” e “desafios” há encontros consonantais.