Questões de Concurso sobre Formação das Palavras

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.047 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as palavras retiradas do texto aos respectivos processos de formação morfológicos.


Coluna 1

1. Cardiovascular.

2. Desempenho.

3. Disfunção.

4. Envelhecimento.


Coluna 2

( ) Derivação prefixal.

( ) Derivação sufixal.

( ) Derivação regressiva.

( ) Composição.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

3 – 2 – 4 – 1.


B

4 – 1 – 2 – 3.


C

2 – 4 – 1 – 2.


D

3 – 4 – 2 – 1.

A palavra “impiedosamente”, presente no Texto 1, apresenta processo de formação morfológica. Assinale a alternativa que descreve corretamente esse processo.


A

A palavra resulta de formação derivacional em etapas: de piedade, forma-se piedoso por sufixação; de piedoso, forma-se impiedoso por prefixação; e, da forma feminina impiedosa, deriva-se o advérbio com o acréscimo de -mente.


B

A palavra resulta de derivação parassintética, pois o vocábulo impiedosamente só se explica pela incidência simultânea do prefixo im- e do sufixo - mente sobre a base nominal piedosa.


C

A palavra resulta de derivação sufixal, porque o elemento -mente é o único responsável pela formação do advérbio, sendo im- apenas marca semântica acessória.


D

A palavra resulta de composição e derivação imprópria, pois reúne elementos de classes diferentes (adjetivo e advérbio) em uma única unidade lexical.


E

A palavra resulta de flexão e derivação regressiva, uma vez que a base adjetiva impiedosa sofre redução formal antes de receber o advérbio em - mente.

No período "Consuma fibras de frutas, vegetais e grãos integrais para regular o trânsito intestinal e prevenir constipação", a palavra "constipação" forma-se através do processo morfológico de:


A

Composição por justaposição.


B

Derivação parassintética.


C

Derivação prefixal.


D

Derivação sufixal.

A palavra “rapazinho”, empregada no texto, resulta de um processo de formação que envolve:


A

derivação sufixal diminutiva, com acréscimo do sufixo “- inho” ao radical.


B

derivação prefixal apreciativa, com modificação semântica de intensidade.


C

composição por justaposição, com preservação dos elementos originários.


D

derivação regressiva, com supressão de segmento final da palavra-base.


E

parassíntese, com acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo.

Referente à formação de palavras presentes no texto, assinale a alternativa correta.


A

A palavra “alagada” é formada por derivação parassintética, com a adição simultânea de um prefixo e um sufixo ao radical “lago”.


B

A palavra “semiconhecido” é formada por composição, a partir da junção dos substantivos “semi” e “conhecido”.


C

A palavra “compartilhar” é formada por derivação sufixal, com a adição do sufixo “-ilhar” ao verbo “compartir”.


D

Em “rebater” o prefixo “re-” veicula o sentido de intensidade; assim, a palavra assume um sentido semelhante a “bater com muita força”.


E

A palavra “intransferível” é formada a partir da adição dos afixos “in-”, “trans-” e “-ível” ao verbo “ferir”.

O ex-cineclubista

Aquele homem meio estrábico, ostentando um mau humor maior do que realmente poderia dedicar a quem lhe cruzasse o caminho e que agora entrava no cinema, numa segunda-feira à tarde, para assistir a um filme nem tão esperado, a não ser entre pingados amantes de cinematografias de cantões os mais exóticos, aquele homem, sim, sentou-se na sala de espera e chorou, simplesmente isso: chorou. Vieram lhe trazer um copo d'água logo afastado, alguém sentou-se ao lado e lhe perguntou se não passava bem, mas ele nada disse, rosnou, passou as narinas pela manga, levantou-se num ímpeto e assistiu ao melhor filme em muitos meses, só isso. Ao sair do cinema, chovia. Ficou sob a marquise, à espera da estiagem. Tão absorto no filme que se esqueceu de si. E não soube mais voltar. (João Gilberto Noll)

Considere o vocábulo ex-cineclubista, presente no título do conto de João Gilberto Noll e analise as assertivas a seguir:

I.O elemento cine, em cineclube, resulta de um processo de redução vocabular da palavra cinema.
II.O vocábulo cineclube é formado por composição, por reunir dois radicais em uma única palavra.
III.O vocábulo cineclubista é formado por derivação sufixal, mediante o acréscimo do sufixo-ista ao substantivo cineclube.
IV.O vocábulo ex-cineclubista é formado exclusivamente por derivação prefixal, uma vez que o prefixo ex- é acrescentado à palavra já formada.

Está(ão) correta(s):


A

I, II e III, apenas.


B

I, III e IV, apenas.


C

II e IV, apenas.


D

I, II, III e IV.

Analise o trecho: “Levou o homenzinho roliço até a porta.” (55º§). O termo destacado é um diminutivo formado a partir da adjunção do sufixo -inho ao substantivo homem. Na língua literária e culta, admite-se também o emprego dos sufixos -ulo e -culo (incluindo a variante -únculo) para a formação do diminutivo, o que resulta na forma homúnculo. Assinale a opção em que se apresenta o termo originário correto dos diminutivos eruditos a seguir.


A

módulo - modelo.


B

nódulo - noz.


C

película - pelo.


D

radícula - rádio.


E

versículo - verso.

Assinale a alternativa correta sobre a formação de palavras, a pontuação e os usos sociais da língua no texto.


A

A palavra “reclassificadas” resulta de composição por justaposição, os dois-pontos separam o verbo de seu complemento e o registro predominante é científico.


B

A palavra “espontaneidade” forma-se por parassíntese, os travessões introduzem comentários do narrador e o registro predominante dos diálogos é popular.


C

A palavra “desconfortável” resulta de derivação regressiva, as aspas em “evolução de pensamento” indicam emprego neutro e o registro utilizado é jurídico.


D

A palavra “posicionamento” forma-se por sufixação de “posicionar”, os dois-pontos introduzem o conteúdo anunciado e o léxico corporativo cria um registro explorado satiricamente.


E

A palavra “consultor” forma-se por prefixação, as aspas da postagem indicam discurso indireto livre e os diálogos reproduzem uma variedade popular da língua.

Releia este período do texto: “De fato, elas revelam que, frequentemente, discursos operam mesmo com representações grosseiras, estereotipadas.” A palavra “frequentemente”, que ocorre na frase, foi formada pelo processo de


A

composição por justaposição, pois reúne dois radicais sem alteração sonora.


B

derivação parassintética, pois recebe simultaneamente prefixo e sufixo.


C

derivação prefixal, pois recebe um elemento antes do radical.


D

derivação sufixal, pois recebe um elemento depois do radical.

A formação de palavras em língua portuguesa ocorre por diferentes processos, entre os quais se destacam a derivação e a composição. Considerando a estrutura e os processos de formação das palavras, analise as afirmativas a seguir.

I - Em infelizmente, ocorre derivação prefixal e sufixal, pois os afixos in- e -mente podem ser acrescentados em etapas distintas, sendo possível reconhecer na língua as formas infeliz e felizmente.

II - Em entristecer, ocorre derivação parassintética, uma vez que a formação do verbo depende do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à base triste, não se reconhecendo, com o mesmo sentido e categoria pretendidos, as formas tristecer e entriste.

III - Em passatempo, ocorre composição por justaposição, pois os elementos que constituem a palavra mantêm sua integridade fonética, sem perda de sons.

IV - Em planalto, ocorre composição por justaposição, já que as palavras plano e alto permanecem foneticamente inalteradas após a formação do novo vocábulo.

Está correto o que se afirma em:


A

I e II, apenas.


B

I, II e III, apenas.


C

II, III e IV, apenas.


D

I, II, III e IV.

Assinale a alternativa em que o processo de formação da palavra destacada está CORRETAMENTE identificado.


A

O reencontro entre os pesquisadores foi produtivo. — Derivação sufixal.


B

A região é marcada por práticas de subculturas locais. — Composição por justaposição.


C

O clima estava ensolarado durante toda a manhã. — Composição por justaposição.


D

O projeto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar. — Derivação prefixal.


E

A criança ganhou um paraquedas no aniversário. — Composição por aglutinação.

Quanto à estrutura e à formação das palavras presentes no texto, assinale a alternativa correta.


A

“Desinformação” resulta de prefixação, e “intimidade” resulta de sufixação.


B

“Enciclopédica” resulta de justaposição, e “convicção” resulta de regressão.


C

“Bibliografia” resulta de sufixação, e “honorário” resulta de prefixação.


D

“Metodologia” resulta de regressão, e “perseguição” resulta de composição.


E

“República” resulta de aglutinação, e “prestígio” resulta de parassíntese.

Marque a alternativa cuja indicação do processo de formação de palavras esteja incorreta para a expressão em destaque.


A

“Em reais, houve queda de 15% na mesma comparação.” (1º par.) – Derivação sufixal.


B

“Em receita, foram US$ 100 milhões – recuo de 88,6%.” (3º par.) – Derivação regressiva.


C

“‘O desafio agora é continuar ampliando a presença brasileira em outros mercados’, afirma o presidente da ABIEC, Roberto Perosa. (4º par.) – Abreviação vocabular.


D

“Houve uma antecipação importante dos embarques para a China no primeiro semestre...” (4º par.) – Derivação regressiva.


E

“Para amenizar a redução, pecuaristas buscam novos destinos ou reforço nos que já existem.” (5º par.) – Derivação sufixal.

Considerando a estrutura da palavra e as regras de formação do léxico da língua portuguesa, é correto afirmar que precocemente resulta de:


A

composição por justaposição.


B

composição por aglutinação.


C

derivação prefixal.


D

derivação sufixal.

A técnica também auxilia na identificação de explosões nucleares, como nos testes "norte-coreanos" de 2009.


Morfologicamente, o termo destacado trata-se de adjetivo composto formado por:


A

um sufixo adjetivador unido a radical nominal, formando adjetivo derivado a partir de base substantiva simples.


B

dois radicais autônomos ("norte" + "coreanos"), cuja justaposição origina adjetivo composto pátrio, preservando a integridade formal dos elementos que o constituem.


C

dois prefixos coordenados que se unem a um mesmo radical, configurando derivação prefixal múltipla.


D

um radical unido a uma palavra de origem estrangeira, caracterizando processo híbrido comum na formação de gentílicos modernos.

A palavra “despolitização” apresenta, respectivamente:


A

prefixação, sufixação e derivação regressiva


B

sufixação e composição


C

prefixação e sufixação


D

composição e derivação parassintética

A palavra DESLEALDADE forma-se por:


A

Composição por aglutinação.


B

Derivação regressiva.


C

Prefixação e sufixação.


D

Parassíntese.

Tendo em vista o processo de formação de palavras, a palavra “dezembrite” é


A

um arcaísmo formado por justaposição.


B

um neologismo formado por derivação prefixal.


C

um neologismo formado por derivação sufixal.


D

um estrangeirismo formado por aglutinação.


E

um estrangeirismo formado por justaposição.

Sobre o processo de formação das palavras e das expressões, considere as afirmativas a seguir.


I. A palavra “eutanásia” é um estrangeirismo incorporado à língua portuguesa.

II. A palavra “emocionalmente” forma-se pelo acréscimo de sufixo, formando um advérbio.

III. Os termos “intocável” e “irreversível” possuem prefixos semelhantes com sentido de negação.

IV. Os termos “seriedade” e “humanidade” são formados por derivação sufixal.


Assinale a alternativa correta.


A

Somente as afirmativas I e II são corretas.


B

Somente as afirmativas I e IV são corretas.


C

Somente as afirmativas III e IV são corretas.


D

Somente as afirmativas I, II e III são corretas.


E

Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

A palavra "ANOITECER" é formada pelo processo de:


A

Derivação prefixal.


B

Derivação sufixal.


C

Derivação regressiva.


D

Derivação parassintética.


E

Composição por aglutinação.

   
Gerar simulado