Imagem de fundo

Assinale a opção em que o texto foi transcrito de forma gramaticalmente incorreta.

Assinale a opção em que o texto foi transcrito de forma gramaticalmente incorreta.

A

A presença crescente de capitais estrangeiros na economia brasileira ainda não produziu muitos dos bons resultados previstos pelos defensores da abertura econômica.

B

As expectativas, aliás, não eram poucas, começando pelo aumento da competitividade e chegando à melhoria na qualidade dos produtos e serviços, sem esquecer a esperança de inserção mais virtuosa do País nos mercados internacionais.

C

Os indicadores de desnacionalização da indústria brasileira são inequívocos. O capital estrangeiro respondia por 36% do faturamento dos 350 maiores grupos do País em 91. No final de 99, essa participação chegava a 53,5 %. É evidente a incorporação do Brasil à globalização.

D

As empresas desnacionalizadas, em muitos casos também privatizadas, ganharam eficiência e produtividade. Mas, se o resultado caso a caso foi em geral favorável aos interesses dos novos proprietários, os resultados macroeconômicos dessa transformação ainda não surgiram.

E

A principal explicação para esse descompasso dentre o "micro" e o "macro" está no fato que a entrada de capital estrangeiro significou principalmente mudança de propriedade, mas nem sempre criação de nova capacidade produtiva

(Editorial - Folha de S. Paulo,17/2/2002, com modificações)