Texto para as questões 4 e 5
1-----A Adélia Prado me ensina Pedagogia. Diz ela:
“Não quero faca nem queijo; quero é fome”. O comer não
começa com o queijo. O comer começa com a fome de comer
4 queijo. Se não tenho fome, é inútil ter queijo. Mas, se tenho
fome de queijo, eu dou um jeito de arranjar um queijo...
Se eu não tivesse visto e desejado as frutinhas do
7 pomar ao lado da casa em que eu morava, minha máquina de
pensar teria permanecido parada. Imagine que a vizinha, ao
ver meus olhos desejantes sobre o muro, com dó de mim me
10 tivesse dado um punhado das ditas frutinhas, pitangas. Nesse
caso, minha máquina de pensar também não teria funcionado.
Meu desejo teria sido realizado por meio de um atalho
13 sem que eu tivesse tido necessidade de pensar. Anote isto: se
o desejo for satisfeito, a máquina de pensar não pensa.
A maneira mais fácil de abortar o pensamento é realizando o
16 desejo. Esse é o pecado de muitos pais e professores que
ensinam respostas antes de existirem perguntas.
Rubem Alves. Ao professor, com o meu carinho.
Ed. Verus, 2004, p. 51-3 (com adaptações)
A respeito do texto, assinale a opção incorreta.
Na linha 2, as aspas são empregadas para distinguir, no texto, uma citação.
Na oração "Se não tenho fome" (L.4), o sujeito não está expresso, mas pode ser identificado pela flexão do verbo.
Na linha 6, o termo "desejado" expressa uma qualidade do sujeito "eu".
Em "Meu desejo teria sido realizado" (L.12), o pronome possessivo "Meu" concorda em gênero e número com "desejo".