Imagem de fundo

Ilari e Basso (2006) observam que, assim como mudam os contextos e as línguas, as carac...

Ilari e Basso (2006) observam que, assim como mudam os contextos e as línguas, as características típicas de um gênero textual podem ser alteradas ao longo da história. Ainda que possa não se manifestar em textos atuais produzidos com a mesma finalidade, é marcante no anúncio do Atheneo Rio-Clarence:

A

a presença de traços de estilo que também podem ser encontrados em textos denominados "cartas".

B

a antecipação de traços que se tornariam inerentes às peças publicitárias, como o caráter sintético dos textos.

C

a exploração da função poética da linguagem por meio de recursos como o paralelismo sintático e a listagem caótica de substantivos, que nele produzem singular efeito estético.

D

o privilégio à apresentação de dados objetivos, como custos e condições de pagamento, que relega a segundo plano os que dependem de avaliação, como instalações físicas e qualidade de ensino.

E

a proposta de uma ação para o enunciatário: optar por alto dispêndio com afastamento, ou por baixo dispêndio com proximidade.