Questões de Concurso de Língua Portuguesa e Ensino - Língua Portuguesa

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 998719

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT 2) 2018

Cargo: Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Telefonia / Questão 41

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

A “filtragem” é reconhecidamente uma das barreiras para uma comunicação eficaz que, quando praticada, é realizada pelo
  • A. decodificador.
  • B. receptor.
  • C. canal de transmissão.
  • D. emissor.
  • E. canal de feedback.

Questão 998720

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT 2) 2018

Cargo: Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Telefonia / Questão 42

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

O efeito denominado “projeção” é considerado um dos fatores inerentes ao processo de comunicação. Tal fator pode causar dano ao processo de comunicação, pois
  • A. altera as informações incoerentes com o intuito de alinhá-las à estrutura conceitual já desenvolvida.
  • B. implica na adoção de apenas um ou poucos indicadores a fim de generalizar uma situação total.
  • C. predispõe de um julgamento antes de qualquer interação ter ocorrido, normalmente impõe características negativas aos membros do sistema de comunicação.
  • D. significa uma pessoa supor que os outros membros de um sistema de comunicação possuem características iguais às suas.
  • E. atribui características socialmente aprovadas antes mesmo de qualquer interação ter ocorrido.

Questão 998721

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT 2) 2018

Cargo: Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Telefonia / Questão 43

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

Em um processo de comunicação, a decodificação é o processo no qual as mensagens são interpretadas pelo
  • A. receptor.
  • B. canal.
  • C. emissor.
  • D. remetente.
  • E. tecnológico.

Questão 998722

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT 2) 2018

Cargo: Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Telefonia / Questão 44

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

Durante o discurso de abertura da Campanha Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho, o gestor da instituição aproveitou a ocasião para comunicar aos seus funcionários a nova política de utilização dos meios de comunicação eletrônicos e os seus impactos na saúde do trabalhador. Dentre as mudanças, o gestor enfatizou a importância de cessar a sua utilização fora do expediente de trabalho. Desta forma, esta situação apresentou um fluxo de comunicação
  • A. lateral.
  • B. ascendente.
  • C. descendente.
  • D. horizontal.
  • E. eventual.

Questão 966133

Secretaria de Estado de Educação de Alagoas - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área: Português / Questão 112

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue os itens a seguir.

Para que o estudante seja capaz de considerar a língua portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais, cabe, em sala de aula, o trabalho com textos, devendo o professor propor práticas de leitura, de produção escrita e de análise linguística, embora possa ser dispensada a verbalização.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 966135

Secretaria de Estado de Educação de Alagoas - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área: Português / Questão 114

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue os itens a seguir.

O ensino da língua portuguesa na sala de aula busca perpetuar a variedade padrão da língua portuguesa, independentemente do seu exercício na vida social, e permitir que o aluno seja capaz de empregá-la em situação formal de fala ou escrita.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 966136

Secretaria de Estado de Educação de Alagoas - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área: Português / Questão 115

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue os itens a seguir.

Por estarem em desacordo com a norma-padrão, não devem ser aceitas, no âmbito da sala de aula, sentenças como Te darei uma resposta.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 966137

Secretaria de Estado de Educação de Alagoas - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área: Português / Questão 116

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Considerando o fragmento de texto precedente e as competências e habilidades propostas pelos PCNEM, julgue os seguintes itens.

O professor deve adotar, em sala de aula, uma postura semelhante à do personagem que afirma: “O correto é ‘disseram-me’. Não ‘me disseram’.”.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 966138

Secretaria de Estado de Educação de Alagoas - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área: Português / Questão 117

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Considerando o fragmento de texto precedente e as competências e habilidades propostas pelos PCNEM, julgue os seguintes itens.

O texto apresentado poderia ser usado pelo professor de língua portuguesa para desenvolver a habilidade de articular as redes de diferenças e semelhanças entre língua oral e escrita e seus códigos sociais de acordo com os variados contextos linguísticos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 966139

Secretaria de Estado de Educação de Alagoas - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área: Português / Questão 118

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Considerando o fragmento de texto precedente e as competências e habilidades propostas pelos PCNEM, julgue os seguintes itens.

No último parágrafo do texto, a fala do personagem poderia ser usada para exemplificar uma situação em que o aluno já tenha desenvolvido a competência de utilizar diferentes recursos linguísticos conforme as condições de produção/recepção, já que esse personagem demonstra conhecer várias formas de veicular a mesma informação utilizando diferentes variedades linguísticas.
  • C. Certo
  • E. Errado