Questões de Concurso de Semântica (significação das palavras) - Língua Portuguesa
Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questãoQuestão de Concurso - 1052799
Concurso
Questão 1
Nível
- A. a estrutura dessa pequena frase é de caráter intertextual;
- B. a repetição fônica vêm/bem auxilia a apreensão da frase;
- C. a oração que vêm para o bem explica o sentido de bares;
- D. a forma plural vêm concorda com bares;
- E. a forma verbal Há tem sentido de existência.
Questão de Concurso - 864964
Concurso Analista de Sistemas 2016
Questão 8
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível Superior

- A. lugar.
- B. modo.
- C. conformidade.
- D. instrumento.
- E. causa.
Questão de Concurso - 1190478
Concurso TJ/RS Oficial de Justiça 2019
Questão 16
Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nível Médio
Ao escrever um texto, o autor enfrenta várias dificuldades. Uma delas é evitar a repetição de palavras e um dos meios para isso é substituir uma palavra de valor específico por outra de conteúdo geral, como no exemplo a seguir.
-
A.
selvagens / índios;
-
B.
músicos / sambistas;
-
C.
embalagens / caixas;
-
D.
bananeira / bananal;
-
E.
quarto / cômodo.
Questão de Concurso - 1054735
Concurso Sargento 2019
Questão 18
Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)
Nível Superior
- A. o/a cura o/a moral
- B. o/a grama o/a capital
- C. o/a criança o/a cabeça
- D. o/a personagem o/a modelo
Questão de Concurso - 1175545
Concurso Secretário de Escola 2019
Questão 16
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível Médio
Leia o texto, para responder às questões de números 11 a 17.
Subi ao avião com indiferença, e como o dia não estava bonito, lancei apenas um olhar distraído a essa cidade do Rio de Janeiro e mergulhei na leitura de um jornal. Depois fiquei a olhar pela janela e não via mais que nuvens, e feias. Na verdade, não estava no céu; pensava coisas da terra, minhas pobres, pequenas coisas, uma aborrecida sonolência foi me dominando, até que uma senhora nervosa ao meu lado disse que nós não podemos descer! O avião já havia chegado a São Paulo, mas estava fazendo sua ronda dentro de um nevoeiro fechado, à espera de ordem para pousar. Procurei acalmar a senhora.
Ela estava tão aflita que embora fizesse frio se abanava com uma revista. Tentei convencê-la de que não devia se abanar, mas acabei achando que era melhor que o fizesse. Ela precisava fazer alguma coisa, e a única providência que aparentemente poderia tomar naquele momento de medo era se abanar. Ofereci-lhe meu jornal dobrado, no lugar da revista, e ficou muito grata, como se acreditasse que, produzindo mais vento, adquirisse maior eficiência na sua luta contra a morte.
Gastei cerca de meia hora com a aflição daquela senhora. Notando que uma sua amiga estava em outra poltrona, ofereci- -me para trocar de lugar, e ela aceitou. Mas esperei inutilmente que recolhesse as pernas para que eu pudesse sair de meu lugar junto à janela; acabou confessando que assim mesmo estava bem, e preferia ter um homem o senhor ao lado. Isto lisonjeou meu orgulho de cavalheiro: senti-me útil e responsável. Era por estar ali eu, um homem, que aquele avião não ousava cair.
(Rubem Braga, Um braço de mulher. Os cem melhores contos brasileiros do século.)
Assinale a alternativa em que o termo como está empregado com o mesmo sentido que tem na passagem e ficou muito grata, como se acreditasse que, produzindo mais vento, adquirisse maior eficiência na sua luta contra a morte.
-
A.
A senhora deixou claro como se sentia melhor viajando ao lado daquele senhor.
-
B.
A senhora pensava que, como o avião dava voltas, ele fosse cair.
-
C.
O narrador não sabe como impedir a queda do avião.
-
D.
A mulher permaneceu junto do homem, como se ele pudesse salvá-la.
-
E.
Uniram-se todos, no medo como na esperança.
Conheça a ferramenta de estudos da Rota.
Questão de Concurso - 1159273
Concurso Procurador Legislativo 2019
Questão 6
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível Superior
Leia o texto para responder às questões de números 03 a 08.
No calor da hora
Os impactos climáticos são mais agressivos e acelerados do que se supunha há uma década. A temperatura global entre 2015 e 2019, por exemplo, será mais alta que em qualquer período equivalente já registrado. Ondas de calor disseminadas e duradouras, recordes de incêndios e outros eventos devastadores como ciclones tropicais, enchentes e secas têm impactos imensos no desenvolvimento socioeconômico e ambiental, afirma o relatório das Nações Unidas publicado por ocasião do debate anual da Assembleia-Geral. O estudo, sugestivamente denominado Unidos na Ciência, foi produzido pelo Grupo Consultivo de Ciências da Cúpula da Ação Climática e compila de maneira altamente sintética as descobertas científicas decisivas mais recentes no domínio das pesquisas sobre mudanças climáticas.
Estima-se que a temperatura global esteja hoje 1,1 grau Celsius acima da era pré-industrial (1850-1900) e 0,2 grau acima da média da temperatura global entre 2011 e 2015. Como resultado, a ascensão do nível do mar está acelerando e a água já se tornou 26% mais ácida do que no início da era industrial, com grande prejuízo para a vida marinha. Nos últimos 40 anos, a extensão de gelo ártico no mar declinou aproximadamente 12% por década. Entre 1979 e 2018 a perda anual de gelo do lençol glacial antártico sextuplicou. As ondas de calor aumentaram os índices de letalidade ambiental nos últimos cinco anos. No verão de 2019, os incêndios florestais na região ártica cresceram sem precedentes. Só em junho as queimadas emitiram 50 megatons de dióxido de carbono na atmosfera, mais do que a soma de todas as emissões no mesmo mês entre 2010 e 2018.
Estima-se que, para atingir a meta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de limitar o aumento da temperatura em relação à era pré-industrial a 2 graus, os esforços atuais precisam ser triplicados. No caso da meta ideal de limitar esse aumento a 1,5 grau, esses esforços precisariam ser quintuplicados. Tecnicamente, dizem os pesquisadores, isso ainda é possível, mas demandará ações urgentes de intensificação e replicação das políticas mais bem-sucedidas.
Em resumo, os crescentes impactos climáticos intensificam o risco de cruzar limites irreversíveis. Os pesquisadores apontam três setores que precisam investir diretamente na descarbonização: finanças, energia e indústria. Além disso, outras três áreas são decisivas: soluções baseadas na natureza, ações locais e urbanas e o incremento da resiliência e adaptação às mudanças climáticas, especialmente nos países mais vulneráveis.
(https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)
Considere as passagens do texto:
O estudo [...] compila de maneira altamente sintética as descobertas científicas decisivas mais recentes... (1° parágrafo)
... a ascensão do nível do mar está acelerando... (2° parágrafo)
As ondas de calor aumentaram os índices de letalidade ambiental nos últimos cinco anos. (2° parágrafo)
Conforme o contexto em que estão inseridos, os termos destacados significam, correta e respectivamente:
- A. junta; sumarizada; poluição; morbidade.
- B. reúne; resumida; elevação; mortalidade.
- C. expõe; condensada; alteração; morbidez.
- D. converte; explicativa; oscilação; extermínio.
- E. organiza; exemplificada; transformação; fatalidade.
Questão de Concurso - 1188655
Concurso Advogado 2019
Questão 6
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível Superior
Leia o texto para responder às questões de números 05 a 10.
Professores do Brasil
Um estudo recente com o mesmo título desta coluna, lançado pela Unesco e pela Fundação Carlos Chagas, traz novas luzes sobre a profissão de professor no país.
Há boas notícias: uma maior diversidade entre os mestres e um número maior de inscritos em cursos de formação inicial. Mas, por trás desses fatos alvissareiros, aparece um desafio.
Na verdade, o aumento nas inscrições não reflete maior prestígio da carreira, afinal só 2,9% dos jovens brasileiros de 15 anos dizem desejar ser docentes da educação básica.
Na publicação, ressalta-se que 46% das matrículas se deram na modalidade de ensino a distância, o que é claramente inadequado para uma profissão que exige intensa conexão com a prática.
Ora, as competências para esse trabalho dificilmente podem ser desenvolvidas em um curso a distância. Seria o mesmo que esperar que um médico aprendesse a operar pacientes em cursos puramente teóricos e online.
Muitos dos cursos oferecidos o são por instituições privadas que não produzem pesquisas e contam com currículos dissociados da realidade da escola. Além disso, a oferta de licenciaturas noturnas, com carga horária diminuta, associada a um estágio tão curto quanto ritualístico, enfraquece a possibilidade de aprendizado efetivo.
Sabemos hoje que a qualidade do professor é o fator determinante para assegurar excelência com equidade, o que pode ter impactos não só nos próprios alunos como na melhoria da produtividade, há tanto tempo estagnada, e na diminuição da pobreza e da desigualdade social.
Assim, investir em atratividade da carreira, com salários competitivos e acesso mais seletivo à profissão, aprimorar a formação que professores recebem no ensino superior, vinculando-a com a prática e associando-a aos achados das pesquisas recentes, é não apenas urgente mas também o caminho para a construção de um país mais justo e desenvolvido.
(Claudia Costin, Professores do Brasil. Em: Folha de S.Paulo, 17.05.2019. Adaptado)
Considere as passagens:
Mas, por trás desses fatos alvissareiros, aparece um desafio. (2o parágrafo)
e contam com currículos dissociados da realidade da escola. (6o parágrafo)
é o fator determinante para assegurar excelência com equidade (7o parágrafo)
No contexto em que estão empregados, os termos em destaque significam, correta e respectivamente:
- A. contundentes; relacionados; justiça.
- B. renovadores; apartados; compromisso.
- C. auspiciosos; diferenciados; orgulho.
- D. promissores; distanciados; imparcialidade.
- E. reveladores; congregados; intencionalidade.
Questão de Concurso - 1054092
Concurso CRESS Auxiliar Administrativo 2019
Questão 95
Instituto Quadrix
Nível Médio
- C. Certo
- E. Errado
Questão de Concurso - 1100069
Concurso MPC Analista Ministerial - Controle Externo 2019
Questão 9
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)
Nível Superior

No texto CG2A1-I, o termo a questão (R. 14 e 15) remete à
-
A.
pobreza.
-
B.
concentração de renda.
-
C.
fome.
-
D.
produção de alimentos.
-
E.
queda na taxa de mortalidade.
Questão de Concurso - 876693
Concurso
Questão 3
Nível

- A. O artigo definido masculino deveria ter sido empregado antes do substantivo sublinhado no período Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que 95% dos farmacêuticos do país estão empregados. (linhas de 1 a 3).
- B. A locução sublinhada no trecho 95% dos farmacêuticos do país estão empregados (linhas 2 e 3), que exerce a função de um adjetivo, poderia ser descartada, pois sua ausência não comprometeria a informação original.
- C. A exclusão do advérbio em destaque no trecho o fato de muitas funções ainda serem pouco exploradas pelos formandos. (linhas 15 e 16) preservaria a mensagem principal do período.
- D. O pronome sublinhado no período Outro marco para a profissão foi a aprovação da Lei no 13.021/2014. (linhas 22 e 23), empregado como determinante de um substantivo, estabelece uma relação direta com o parágrafo anterior, mais especificamente com o último período.
- E. A conjunção Por e o pronome esse relacionam a oração Por assumirem legalmente esse caráter (linhas 24 e 25) com o período anterior, pois foram utilizados para, respectivamente, introduzir a consequência de um fato e retomar uma informação.