

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No que tange à separação silábica, assinalar a alternativa CORRETA:
Ca-rro-ssel
Ma-g-ní-fi-co
Sa-úde
Ex-ce-ção
Observe a separação das sílabas das palavras das alternativas a seguir e marque aquela cujas sílabas estão separadas corretamente:
si-tu-a-ção, rá- di-o, vo-cê.
ca-chor-ro, di-mi-nu-in-do, ter-rí-vel.
pa-i, be-i-ra, ol-hos.
e-ra, com-prava, ma-i-or.
Marque a alternativa com a divisão silábica incorreta.
Por-tu-gue-sa.
Lín-gu-a.
Subs-tan-ti-vo.
Clas-si-fi-ca-ção.
Considerando-se as palavras e as divisões silábicas da imagem abaixo, analisar os itens a seguir:

I. A divisão silábica da palavra “exclusivo” está incorreta, pois não se separa vogais de consoantes.
II. A palavra “Diretora” é uma palavra com três sílabas, e a divisão silábica está correta.
III. A divisão silábica da palavra “exclusivo” está correta, e é uma palavra com quatro sílabas.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item III.
Somente os itens I e II.
Nenhum dos itens.
A correta separação silábica das palavras “coagulante”, “nitroglicerina” e “sanguessugas” é:
co-a-gu-lan-te | ni-tro-gli-ce-ri-na | san-gues-su-gas.
coa-gu-la-nte | ni-tro-gli-ce-ri-na | san-gue-ssu-gas.
coa-gu-lan-te | ni-tro-gl-i-ce-ri-na | sa-n-gue-ssu-gas.
co-a-gu-la-nte | ni-tro-gli-ce-rin-a | san-gues-su-gas
Na frase “Cigarro em lugar fechado não é legal”, a palavra cigarro está dividida corretamente na alternativa:
ciga – rro
ci – ga – rro
ci – gar – ro
ci – garro
Com relação à norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à separação silábica, assinale a alternativa correta.
Cien-tis-ta
In-ven-tor
Aju-dan-te
So-brin-ho
Com relação à norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à separação silábica, assinale a alternativa correta.
Fa-rin-ha
Le-i-te
Açú-car
Fer-men-to
De acordo com a ortografia oficial em vigor, seria correta a translineação da palavra mais (no último parágrafo do texto), escrevendo-se ma- ao final de uma linha e is no início da linha seguinte.
Certo
Errado
Violência doméstica contra crianças: um triste retrato social
Enquanto seres em formação, crianças e adolescentes precisam ser cuidados e protegidos em condições adequadas para que desenvolvam o seu pleno potencial. Infelizmente, a violência infantil é uma realidade persistente em todo o mundo, gerando sérias consequências para o desenvolvimento e formação das crianças e da sociedade.
O Relatório do Status Global sobre Prevenção da Violência contra Crianças, de 2020, aponta que quase a metade de todas as crianças no mundo sofre violência física, sexual e psicológica regularmente. Os números no Brasil também refletem uma difícil realidade: mais de 80% das violências contra crianças são cometidas dentro de casa e por familiares ou pessoas próximas.
A violência contra crianças é tão normalizada que muitas vezes é considerada uma forma de educação. Precisamos debater e repensar de forma urgente como educamos e cuidamos das crianças – e não só as famílias, mas toda a sociedade.
Crianças se desenvolvem, principalmente, enquanto estão cercadas de cuidados em todos os níveis – fisicamente, emocionalmente, psicologicamente. Portanto, violência não combina com educação. Há uma frase que diz que “a infância é um chão que a gente sempre pisa” (Ariane Osshiro), ou seja, tudo o que acontece nessa fase tem alto impacto e irá reverberar ao longo da vida. Que nós, adultos, possamos oferecer o “chão”, a segurança e a proteção para aqueles que são o nosso futuro, mas, principalmente, o nosso presente.
(Fonte: BARRETO, Águeda. 2023. — adaptado.)
Em relação à separação silábica, assinalar a alternativa CORRETA:
P-si-co-ló-gi-ca.
Con-se-qu-ên-ci-as.
Re-al-i-da-de.
Cui-da-dos.
A separação silábica, também chamada de divisão silábica, é a delimitação das palavras em sílabas, cuja ação é marcada pelo hífen. A divisão silábica das palavras transcritas do texto NÃO está correta em:
cha – péu
ou – vi – sse
es – ca – mas
ho – ri – zon – te
Assinale a alternativa com a correta separação silábica das palavras cachorro, enjoo e sonhar.
ca-chor-ro • en-jo-o • so-nhar
ca-cho-rro • en-joo • son-har
ca-chor-ro • en- joo • so-nhar
ca-chor-ro • en-joo • son-har
ca-cho-rro • en-jo-o • so-nhar
A correta separação silábica de “pintura” é:
P-in-tura.
Pi-n-tu-ra.
Pin-tu-ra.
Pint-ura.
Pin-tura.
As sílabas da palavra “camomila” estão corretamente separadas em:
Ca-momi-la.
Ca-mo-mi-la.
Ca-mo-mila.
Camo-mila.
Ca-mom-i-la.
As sílabas da palavra “recomeço” estão corretamente separadas em:
Reco-meço.
R-e-co-me-ç-o.
Re-co-me-ço.
Rec-ome-ço.
Re-c-o-m-e-ço.
Em relação à separação silábica, assinalar a alternativa CORRETA:
Bra-si-lei-ros.
Di-ver-si-fi-ca-do-s.
Co-rres-pon-di-do.
Fi-c-ci-o-nal.
Assinale a alternativa em que a divisão silábica está correta:
Bis-a-vô.
Cis-an-di-no.
Sub-es-cre-ver.
Trans-a-tlân-ti-co.
Sub-lin-gual.
Marque a opção que contém o grupo de palavras com a separação silábica correta:
mo-ves-se; ór-gãos; guer-ra.
tra-ba-lho; ór-gã-os; nen-hum.
gue-rra; di-ges-tivo; su-pe-rio-ri-da-de.
mo-ve-sse; a-li-men-tos; di-a.
Quanto à separação de sílabas, assinale a alternativa correta.
Úni-cas
Ha-bili-dades
Te-nho
Aque-las
Assinale a alternativa que apresenta a correta separação silábica das palavras alcoolismo, sucesso e psicotécnico.
al-coo-lis-mo • su-ces-so • psi-co-téc-ni-co
al-co-o-lis-mo • suc-es-so • psi-co-té-cni-co
al-co-o-lis-mo • su-ces-so • psi-co-téc-ni-co
al-coo-lis-mo • su-ce-sso • psi-co-té-cni-co
al-coo-lis-mo • su-ce-sso • psico-téc-ni-co