Questão 203941 - Concordância verbal e nominal (sintaxe de concordância)

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Língua Portuguesa Morfossintaxe do período Concordância verbal e nominal (sintaxe de concordância)

Assinale a opção em que o texto foi transcrito com erro de concordância.

  • A.

    Seja qual for a forma adotada para controle global sobre as forças globais, não pode ser uma cópia ampliada das instituições democráticas desenvolvidas nos primeiros séculos da história contemporânea.

  • B.

    Tais instituições se fizeram na medida do Estado nacional – que era então a totalidade social maior – e são particularmente pouco aptas para ampliação em uma escala global.

  • C.

    O Estado nacional também não era uma hipérbole dos mecanismos comunitários, mas, pelo contrário, era o produto final de formas radicalmente novas de convivência humana, assim como a solidariedade social.

  • D.

    O Estado nacional, que finalmente proporcionou a tão procurada resposta aos desafios da "primeira secessão", surgiram apesar dos obstinados defensores das tradições comunitárias e mediante progressiva erosão das já débeis e diminutas soberanias locais.

  • E.

    Toda resposta eficaz à globalização não pode ser nada além de global. E o destino de semelhante resposta global depende de que surja e tome corpo um âmbito político global, entendido como algo distinto de "internacional".

    (Zygmunt Bauman, O desafio ético da globalização, Correio Braziliense, 21/07/2001)