

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação ao emprego da regência e da concordância verbal, marque a alternativa que respeita as regras:
Em “Nas cidades onde há investimento na implantação”, o verbo grifado está corretamente no singular, mas o plural também seria adequado como ocorre em ‘haviam notificações’.
Em “o que resulta em baixa procura “, a regência do verbo em destaque atende à norma culta, como também ocorre ao substituí-lo pelo verbo implicar em ‘o que implica baixa renda’.
Nos trechos “a escassez de políticas públicas” e “os membros das associações”, as palavras sublinhadas (determinantes) exigem complemento por estabelecer uma relação subordinada ao termo determinado.
Em “cerca de 800 mil pessoas vivem da reciclagem”, o verbo destacado deve ser empregado apenas no plural, como é obrigatório também em ‘a maioria das pessoas vivem’.
Nos trechos “a cultura de reciclagem não avança” e “o objetivo de ampliar a capacidade produtiva”, os verbos grifados possuem a mesma regência verbal.
Assinale a alternativa em que a frase está em conformidade com a norma-padrão de regência.
A jovem senhora é afeita por envio de mensagens alegres nos grupos de que faz parte.
O rapaz escrevia suas reflexões nas redes sociais intencionando a chamar atenção.
Ele não esperava em pegar o celular e encontrar uma mensagem da amiga de sua vó.
O sentimento de ódio da sua mensagem contrastava ao seu comportamento pessoalmente.
A aversão aos jovens e seus hábitos era tema recorrente quando elas se encontravam.
A norma-padrão de regência encontra-se preservada na frase:
O impedimento com a realização da pesquisa devia-se ao custo alto da tecnologia.
As ranhuras das folhas permaneceram incógnitas de todos que delas colocaram as mãos.
Podem-se formular hipóteses sobre o motivo por que as pessoas arranhavam os livros.
As marcas nos objetos eram imperceptíveis de todos que os manusearam nesses anos.
Danificar a objetos que têm valor histórico pode ser considerado um ato criminoso.
No trecho “Terra em que João Teodoro chega a delegado eu não moro” (linhas 46 e 47), o emprego da preposição “em”, logo após “Terra”, deve-se à regência da forma verbal “moro”.
Certo
Errado
Texto IV
Leia o anúncio abaixo para responder à questão 9.

Disponível em: http://Awww.tudosobrexanxere.com.br/index.php/desc noticias/o natal ja chegou na agua de cheiro. Acesso em: 10 fev. 2022.
Como falante nativo da língua portuguesa, você certamente conhece as preposições que complementam determinados verbos e quais são seus respectivos sentidos. E importante saber, entretanto, que, na norma-padrão, existem regras que se diferem do uso corrente e usual da língua falada. Assim, analise as afirmativas abaixo:
I- Segundo as regras da gramática normativa, quando o verbo “chegar” indicar movimento, assim como os verbos “ir” e “vir”, regerá a preposição “a”.
II-O complemento do verbo “chegar”, antes de expressões locativas, é regido pela preposição “a”, o que geraria a construção, de acordo com a norma culta, da sentença “O Natal já chegou à Água de Cheiro”.
III- Na fala corrente do português brasileiro, o complemento do verbo “chegar” é, em geral, iniciado pela preposição “em”, o que dá origem a construções como “O Natal já chegou na Água de Cheiro”.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
I.
II.
Il e III.
l e III.
I, Il e III.
O emprego da preposição “de”, em “de que o rebanho bovino está sujeito” (linhas 3 e 4), justifica-se pela regência do verbo da oração antecedente.
Certo
Errado
Assinale a única alternativa que não está de acordo com as normas de regência da língua culta.
Eu cheguei ao trabalho atrasado.
Eu estudo, pois aspiro o cargo de professor de história.
Ontem, fomos ao cinema e assistimos ao filme “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.
O candidato aspira a uma vaga de coordenador pedagógico.
O hortifruti faz entrega de frutas em domicílio.
Analise os fragmentos abaixo:
I- "Eu passava pela rua depressa, emaranhada nos meus pensamentos, como às vezes acontece."
II- "Por um instante perplexa, eu me recompus logo e ordenei, com aspereza, à caixeira que o servisse."
III- "[...] um menino a que a sujeira e o sangue interno davam um tom quente de pele."
Assinale a opção correta em relação ao emprego do acento grave indicativo de crase.
Em I, o acento é colocado por uma situação de regência verbal; em II e III, o emprego é facultativo.
Em I, ele é colocado por estar em uma expressão adverbial feminina; em II, é facultativo; em m, é inadequado.
Em I e II, o acento é colocado por uma situação de regência nominal; em III, é facultativo.
Em I, ele é colocado por uma situação de regência nominal; em II e III, por uma situação de regência verbal.
Em I, ele é colocado por estar em uma expressão adverbial feminina; em Il, por uma situação de regência verbal; em III, o emprego é inadequado.
No trecho “...qualquer reencontro retoma a relação no exato ponto em que foi interrompido”, a forma verbal RETOMA é classificada, quanto à regência, como:
intransitivo.
bitransitivo.
transitivo direto.
transitivo indireto.
verbo de ligação.
Considerando-se as frases abaixo, extraídas de memes conhecidos nas redes sociais no Brasil, assinalar a alternativa que indica o mecanismo da língua portuguesa com o qual não cumprem e que os torna engraçados:
- “Somos mais que friends. Somos amigas”.
- “Se juntas já causam, imagina juntas”.
- “Não me chama de irmão não, brother”.
Ortografia.
Regência.
Coesão.
Coerência.
Pontuação.
Assinale a única alternativa em que houve equívoco em relação às regras de regência, verbal ou nominal, da Língua Portuguesa.
Todos os soldados obedeceram ao comando do Coronel.
Eu assisto, todos os dias, os jogos da NBA.
Ela se referiu a Joana D’Arc em suas aulas de História da França.
Eu paguei ao vendedor os presentes que comprei.
Ele perdoou as dívidas aos devedores.
O emprego da preposição “a”, em “aos desafios” (linha 3), justifica-se pela regência do termo “respostas” (linha 2).
Certo
Errado
Está redigido segundo a norma-padrão de regência o enunciado da alternativa:
O homem prefere atribuir sentido aos acontecimentos a sentir o vazio e o aleatório, que lhe causam pânico.
Nenhum acontecimento é mais temível do que a confirmação das profecias que se referiu Nostradamus nas centúrias.
Segundo Sartre, os sinais que interpretamos refletem aos desejos e questões que já sedimentaram a nós.
O sentido das profecias é, a rigor, determinado segundo os estereótipos que o sujeito está vinculado.
Há em todos nós padrões que se reiteram, como reação natural que estamos propensos.
A propósito da concordância e da regência na tirinha, avalie as seguintes afirmações.
I - O verbo “consegue” pode ficar no singular e no plural.
II - A palavra “interior” está no singular para concordar com a palavra “paz”.
III - O verbo “consegue” deveria estar no plural para concordar com “essas coisas”.
IV - O verbo “preciso”, no sentido de “ter necessidade de alguma coisa”, é transitivo direto.
Está correto apenas o que se afirma em
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
Considere a frase reescrita do segundo parágrafo.
A capacidade de se orientar no ambiente __________ vive é __________ ser humano desde o nascimento.
Em conformidade com a norma-padrão de regência, as lacunas dessa frase devem ser preenchidas, respectivamente, por:
do qual ... indissociável do
no qual ... intrínseca ao
ao qual ... peculiar ao
pelo que ... inerente com o
com que ... atinente com o
Assinale a alternativa cuja frase escrita a partir do texto está em conformidade com a norma-padrão de concordância e regência.
Descobriram-se, mais tarde, que as meninas não tinham consciência que a mãe estava mentindo para elas.
O menino não sabia de que os desplantes proferido só podia acontecer na ausência do parente.
O diretor e os professores, na festa de encerramento do ano, elogiava os esforços feito com os funcionários.
Existem muitos obstáculos diante dos quais as atitudes de sinceridade devem ser refletidas e pensadas cuidadosamente.
Minha mãe costumava passar pomada em áreas pequenas para ver se haviam sinais de rejeição para a pele.
Assinale a alternativa que substitui o trecho destacado na passagem – Alguém teria uma cabana para me emprestar? – de acordo com a norma-padrão de regência e emprego do pronome relativo, independentemente do sentido original.
em cujo interior eu pudesse me esconder?
onde eu pudesse ir?
aonde eu pudesse me esconder?
da qual eu pudesse tomar emprestada?
a qual eu pudesse ficar?
ATENÇÃO: o enunciado a seguir refere-se às duas próximas questões.
“Discutir segurança pública e seus desafios em tempos de pandemia remete a alguns aspectos centrais. Por um lado, a redução sem precedentes da circulação de pessoas nas ruas, decorrente das medidas de isolamento social, levanta dúvidas sobre como serão afetados os índices de criminalidade — dentro e fora do ambiente doméstico. Por outro, cabe avaliar como a atuação policial tem se adaptado aos novos riscos representados pela exposição ao vírus. Afinal, trata-se de um serviço essencial que não pode parar.”
No texto, há uma série de ocorrências da preposição “de”; a frase em que essa preposição é solicitada por um termo anterior é
“em tempos de pandemia”.
“a redução sem precedentes da circulação de pessoas”.
“medidas de isolamento social”.
"os índices de criminalidade”.
“trata-se de um serviço essencial”.
Foi redigida de acordo com a norma-padrão de concordância e regência a alternativa
O perigo das redes sociais estão ligados ao vício que cria nas pessoas, interferindo a outras áreas da vida.
O sistema de rolagem infinita é operada por algoritmos, criados perante competentes cientistas da computação.
As novas tecnologias são aclamadas por alguns entusiastas, que preferem ficar atualizados a se afastarem das novidades.
Há muitas situações em que uma geração não entendem a outra, tachando-a injustamente em “geração perdida”.
Postar conteúdos engraçados na internet viraram uma febre, já que há um público que aprecia com esse tipo de conteúdo.
Assinale a alternativa que substitui, correta e respectivamente, os trechos destacados, de acordo com a norma-padrão de regência.
converteu-se em ... elevaram-se aos ... assiste aos
transformou-se em ... saltaram dos ... assiste os
converteu-se com ... elevaram-se até ... olha para os
transformou-se até ... saltaram nos ... aprecia aos
transformou-se em ... passaram dos ... aprecia nos