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Considere as palavras abaixo e os grafemas nelas destacados: a. seca; casa; gasolina; s...

Considere as palavras abaixo e os grafemas nelas destacados:

a. seca; casa; gasolina; serpente; estrada; pássaro; esquece (poema);

b. extremamente; precipitação (verbete da web).

Para criar condições de assimilação do objeto de conhecimento nomeado fono-ortografia, o professor levará o aluno a

A
reconhecer os quatro diferentes fonemas que, em sete dentre as palavras citadas, representam o som /s/.
B
desconsiderar a relação fala/escrita, na primazia absoluta concedida à segunda, como meio de favorecer a aprendizagem relativa às convenções da língua escrita.
C
identificar, em duas dentre as palavras destacadas, as condições fonológicas em que o fonema /z/ é representado pelo grafema /s/, o que viabiliza a compreensão da regra contextual correspondente.
D
desconsiderar as relações entre fonema e grafema, como meio de favorecer a correção ortográfica no ato de escrever.
E
considerar, junto à palavra precipitação, sinônimos perfeitos que remetam ao emprego do mesmo prefixo ção.