“(...) a marcha do romance moderno (do século XVIII ao começo do século XX) foi no rumo de uma complicação crescente da psicologia das personagens, dentro da inevitável simplificação técnica imposta pela necessidade de caracterização. Ao fazer isto, nada mais fez do que desenvolver e explorar uma tendência constante do romance de todos os tempos, acentuada no período mencionado, isto é, tratar as personagens de dois modos principais: 1) como seres íntegros e facilmente delimitáveis, marcados duma vez por todas com certos traços que os caracterizam; 2) como seres complicados, que não se esgotam nos traços característicos, mas têm certos poços profundos, de onde pode jorrar a cada instante o desconhecido e o mistério”.
(CANDIDO, A. A personagem do romance. In: CANDIDO, A. et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1987.)
“Um deles, de alto porte, conhecia-se imediatamente que era um fidalgo pela altivez do gesto e pelo trajo de cavalheiro.
Vestia um gibão de velado preto com alamares de seda cor de café no peito e nas aberturas das mangas; os calções do mesmo estofo, e também pretos, caíam sobre as botas longas de couro branco com esporas de ouro.
(...)
Este fidalgo era D. Antônio de Mariz que, apesar de seus sessenta anos, mostrava um vigor devido talvez à vida ativa; trazia ainda o porte direito, e tinha o passo firme e seguro como se estivesse na força da idade”.
(ALENCAR, J. O Guarani. 17 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1972.)
O excerto do romance O Guarani, de José de Alencar, ilustra a forma como a personagem D. Antônio de Mariz é descrita na obra. O estilo do autor para compor a personagem, considerando as duas tendências de tratamento das personagens, de Antonio Candido, no trecho citado, indica:
A segunda tendência, visto que a descrição psicológica do fidalgo acentua suas contradições interiores e suas ambiguidades de pensamento.
A primeira tendência, visto que a descrição física e psicológica do fidalgo constitui um conjunto coeso e solidário de traços característicos.
A primeira e a segunda tendências, visto que há descrição física e psicológica da personagem.
A primeira e a segunda tendências, visto que as características físicas apontadas são complexas e dificilmente delimitáveis.