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Nas afirmações a seguir: (i) “A gramática manda usar o pronome depois do verbo”; (ii) “...

Nas afirmações a seguir: (i) “A gramática manda usar o pronome depois do verbo”; (ii) “Independentemente de ter ido à escola, os falantes de língua portuguesa sabem que a palavra “um” pode aparecer antes de palavras como “livro” ou “elefante”, mas não antes de palavras como “janela” ou “cabrita”; e (iii) “retratar e sistematizar os fatos de uma língua é papel da gramática”, vemos concepções diferentes do termo gramática e a acepção realizada de uma ou de outra define as estratégias didático pedagógicas do ensino de língua. As declarações correspondem, respectivamente, às seguintes concepções de gramática:

A

Gramática como receita, Gramática internalizada e Gramática descritiva.

B

Gramática como disciplina, Gramática social e Gramática sistematizada.

C

Gramática como disciplina, Gramática internalizada e Gramática descritiva.

D

Gramática como pragmática, Gramática de letramentos e Gramática sistematizada

E

Gramática como sistema, Gramática de internalizada e Gramática prescritiva.