Imagem de fundo

Leia o texto e responda o que se pede no comando das questões. LovelaceA programação de...

Leia o texto e responda o que se pede no comando das questões.

Lovelace

A programação de computadores é vista como uma área majoritariamente masculina, mas sua criadora foi uma mulher.


Filha da baronesa Anne lsabella Mibankle, conhecida como "princesa dos paralelogramas" por causa de sua paixão por pollgonos, e do principal nome do romantismo do século 19, Lord Byron, Augusta Ada Byron uniu a paixão de seus dois pais: a ciência e a poesia.

Foi criada apenas pela mãe, após uma separação tumultuosa. Anne queria que a filha ficasse o mais longe possível do estilo de vida boêmio do pai, por isso a incentivou a estudar matemática, uma área incomum para as mulheres da época. Aos 12 anos, a menina ficou obcecada com a ideia de voar. Estudou a anatomia dos pássaros para determinar o equilíbrio entre o tamanho das asas e o peso do corpo, e escreveu seu primeiro livro, Flyology, em que detalhou projetos para a construção de um aparelho de voo.

Já aos 17, encantou-se com a invenção do matemático inglês Charles Babbage: a máquina analítica (uma espécie de avô do computador) que servia para fazer cálculos. Queria ser sua aluna e enviou várias cartas com esse pedido, sendo constantemente rejeitada. Até que ela traduziu para o inglês um artigo publicado pelo cientista em uma revista suíça, fazendo apontamentos e adicionando notas de rodapé. O trabalho impressionou Charles, que aceitou pesquisar em conjunto.

Ada também amava poesia. Ela via beleza na lógica e na matemática, que chamava de "ciência poética". Com essa forma de olhar para as máquinas, ela expandiu o potencial da criação de Babbage. Ela percebeu, teoricamente, que a máquina poderia ser programada e reprogramada para desempenhar várias tarefas além dos cálculos previstos no projeto inicial, como resolver questões de lógica, interpretar palavras etc. Assim, criou algoritmos que seriam base para os programas de computadores, que adicionam uma camada de abstração às máquinas. Sua invenção daria origem aos computadores anos mais tarde. Em suas notas trouxe um questionamento: as máquinas pensam? Já imaginava a ideia de inteligência artificial.

Apesar de ser a primeira pessoa a conceber um programa, por muito tempo Ada não teve reconhecimento, e estudiosos questionavam até se ela o havia escrito. Mais de cem anos após sua morte, seu nome voltou a ser foco quando o pai da computação, Alan Turing, usou seus escritos para construir o primeiro computador, dando a devida importância para a cientista. Ada Lovelace -o sobrenome é do marido, Conde de Lovelace - morreu aos 36 anos, mesma idade de Lord Byron ao falecer. Apesar de nunca terem convivido, pediu para ser enterrada ao seu lado.
Fonte: Dossiê Super Interessante, p. 8.

"( ... ) Ada não teve reconhecimento, e estudiosos questionavam até se ela o havia escrito.", sobre o excerto, é incorreto afirmar:

A

"ela" é pronome anafórico de Ada.

B

"se" é conjunção subordinativa condicional.

C

a vírgula é justificada pela mudança de sujeito na oração.

D

até" é partícula denotativa de inclusão.