Nossa tradição gramatical costuma separar as palavras em classes. Acerca de algumas dessas classes e seu emprego no Texto 1, assinale a alternativa CORRETA.
No trecho: “Não existe homem sem língua.” (2º parágrafo), o segmento sublinhado desempenha a função de qualificar o termo “homem”; tem, portanto, valor de adjetivo.
No trecho: “isso ocorre pelo sentimento e pelo comportamento de superioridade dos grupos vistos como mais privilegiados, econômica e socialmente.” (2º parágrafo), os termos destacados cumprem diferentes funções: enquanto o primeiro qualifica (função adjetiva), o segundo indica um modo (função adverbial).
O trecho: “embora sua extinção tenha sido prevista por linguistas.” (3º parágrafo) é introduzido por um termo da classe das conjunções; neste caso, a conjunção confere ao trecho um valor temporal.
No trecho: “Ninguém tem o direito de causar constrangimento ao seu semelhante pela forma de falar.” (4º parágrafo), o termo destacado desempenha a função sintática de sujeito, sendo, por isso, da classe dos substantivos.
No trecho: “interpreto eu que qualquer pessoa que for vítima de preconceito linguístico pode buscar a lei maior da nação para se defender.” (5º parágrafo), os termos destacados desempenham a mesma função, sendo, em ambos os casos, da classe dos pronomes relativos.