Questão de concurso
1
Q1274682
Língua Portuguesa Interpretação de Texto
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul - IESES
Prova: IESES - Prefeitura de Gaspar - Médico Clínico Geral

Leia o texto:

“Portugal define sua estratégia política antidrogas como “uma abordagem humanista que não julga e se baseia na confiança e no relacionamento com as pessoas. A lei estabeleceu as bases, mas de pouco teria servido se não tivesse sido acompanhada de medidas sociais e recursos destinados a serviços do que se conhece como redução de danos, isto, é mitigar na medida do possível as consequências negativas das drogas de uma perspectiva que não se baseia tanto na perseguição, mas na informação, no atendimento médico e nos serviços aos dependentes. Os mais frequentes são oferecer material esterilizado para aqueles que injetam, metadona para aqueles que procuram abandonar o vício em heroína, espaços de consumo supervisionados (também conhecidos como narco-salas) ou, de acordo com tendências mais recentes e progressistas, centros onde examinar as substâncias para que os usuários saibam exatamente o que colocam no corpo. Cada vez mais países [...] oferecem esse serviço em lugares de lazer, como festivais de música, e pouco a pouco estão abrindo sedes fixas, como no próprio Portugal, na Holanda ou na Suíça.

Existe uma ampla literatura científica que mostra como esse tipo de política reduz a morte por overdose e melhora a saúde dos consumidores. Especialmente as taxas de HIV, que caem automaticamente onde tais políticas são implementadas: o vírus da Aids, que está há anos caindo em todo o mundo, continua aumentando entre essa população, particularmente nos países do Leste da Europa, onde a maioria das soluções de redução de danos é proibida. Uma em cada oito pessoas que injeta drogas no mundo é soropositiva e apenas 1% vive em um país em que essas políticas são aplicadas.

(Adaptado de https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/02/internacional/ 1556794358_113193.html. Acesso 9 de maio de 2019)

Assinale a alternativa que NÃO se aplica, de acordo com o texto:

A

A política de redução de danos não tem efeito benéfico para os usuários porque ajuda a manter a dependência.

B

Uma das políticas de redução de danos envolve fornecer material para toxicômanos que querem deixar as drogas.

C

Em países menos progressistas as taxas de contaminação pelo vírus da Aids têm aumentado.

D

A política humanista, segundo estudos, reduz significativamente as mortes por overdose e a contaminação pelo HIV.