Imagem de fundo

No gerativismo, uma grande corrente teórica Linguística que iniciou no século XX por Ch...

No gerativismo, uma grande corrente teórica Linguística que iniciou no século XX por Chomsky – que considera a linguagem como uma capacidade inata do ser humano – é indispensável considerar a competência linguística e desempenho linguístico do falante. É CORRETO afirmar que para o gerativismo:

A

A competência é o conhecimento que o falante adquire a partir do momento que entra em contato com o estudo fundamentado da gramática, já o desempenho é o conhecimento internalizado e nato do falante.

B

O desempenho é a capacidade inata de produzir um conjunto de sentenças de sua língua.

C

A competência linguística, como o próprio nome sugere, significa o comportamento final do falante com a união do conhecimento inato e fatores sociais, emocionais e psicológicos.

D

A competência linguística baseia-se no conjunto de regras que o falante é capaz de construir por meio de sua capacidade inata. O desempenho, por sua vez, é o uso da língua resultante da competência e outros fatores não linguísticos.