Leia com atenção o texto a seguir.
Ao observar a parlenda: “mourão, mourão/ tome teu dente podre/ dá cá meu são”. Partindo deste texto, podemos trabalhar um tema muito relevante e de significado para as crianças: o cuidado com os dentes. Assim, antes de trabalhar a parte da linguagem como leitura e escrita de algumas palavras, podemos falar às crianças da importância de cuidar dos dentes para mantê-los sãos, ou seja: escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia; escovar os dentes pela manhã e depois das refeições; trocar a escova de dentes pelo menos de três em três meses.
(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/https://arquivos.infra-questoes.grancursosonline.com.br/arquivos/pdf/praler/tp/tp3.pdf)
Ao analisar o exemplo acima, indique a alternativa que melhor conceitualiza o gênero literário parlenda.
Não se trata a parlenda de uma antiga manifestação cultural, advinda, sim, de um universo mais tecnológico.
As parlendas não têm apelo infantil, ajudando numa melhor sofisticação e entendimento da língua.
A principal característica de uma parlenda é o ritmo como ela se desenvolve; o texto verbal é uma série de imagens associadas.
As parlendas dependem de estrofes bem estruturadas textualmente, para ajudar no entendimento da norma culta da língua.
As parlendas dependem de estrofes bem estruturadas textualmente, para ajudar no entendimento da gramática da língua portuguesa.