Leia o texto.
PRESÉPIO E PRESEPADA
Presepada é um brasileirismo informal que denuncia um ato ridículo e exibicionista, um sinônimo de palhaçada. Presepeiro é o fanfarrão, aquele que faz presepadas. Isso todo mundo sabe. O curioso é que esses termos derivam de “presépio”, que goza de bom conceito na sociedade brasileira. Como uma coisa incorre na outra? O etimologista Silveira Bueno nos fornece uma pista. Depois de afirmar que a tradição do presépio foi iniciada por São Francisco de Assis, ele registra no verbete “presepista” (sinônimo menos comum de presepeiro) que a palavra se aplica tanto a quem monta presépios quanto aos “farsantes que tomavam parte nos autos de Natal”. A má qualidade dos atores que participavam dos presépios vivos, portanto, pode ter criado as condições para o surgimento do pejorativo “presepada”.
PERINI, Kátia. Presépio e Presepada. Veja, 2 de setembro de 2015, Leitor Blogosfera, p. 26
Analise os termos destacados dos fragmentos extraídos do texto e marque a alternativa INCORRETA quanto à análise morfossintática.
Presepada é um brasileirismo informal que denuncia um ato ridículo e exibicionista, um sinônimo de palhaçada. (substantivo feminino, singular, que exerce no texto a função sintática de sujeito).
Presepeiro é o fanfarrão, aquele que faz presepadas. (artigo definido na função de adjunto adnominal).
Depois de afirmar que a tradição do presépio foi iniciada por São Francisco de Assis, (pronome adjetivo na função de adjunto adnominal).
ele registra no verbete “presepista” (sinônimo menos comum de presepeiro). (locução adverbial na função de adjunto adverbial).
A má qualidade dos atores que participavam dos presépios vivos, portanto, pode ter criado as condições para o surgimento do pejorativo “presepada”. (verbo exercendo a função de núcleo do predicado).