Imagem de fundo

Leia o texto.PRESÉPIO E PRESEPADAPresepada é um brasileirismo informal que denuncia um ...

1
Q1690213
Anulada Esta questão foi anulada pela banca examinadora.
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Leia o texto.


PRESÉPIO E PRESEPADA


Presepada é um brasileirismo informal que denuncia um ato ridículo e exibicionista, um sinônimo de palhaçada. Presepeiro é o fanfarrão, aquele que faz presepadas. Isso todo mundo sabe. O curioso é que esses termos derivam de “presépio”, que goza de bom conceito na sociedade brasileira. Como uma coisa incorre na outra? O etimologista Silveira Bueno nos fornece uma pista. Depois de afirmar que a tradição do presépio foi iniciada por São Francisco de Assis, ele registra no verbete “presepista” (sinônimo menos comum de presepeiro) que a palavra se aplica tanto a quem monta presépios quanto aos “farsantes que tomavam parte nos autos de Natal”. A má qualidade dos atores que participavam dos presépios vivos, portanto, pode ter criado as condições para o surgimento do pejorativo “presepada”.

PERINI, Kátia. Presépio e Presepada. Veja, 2 de setembro de 2015, Leitor Blogosfera, p. 26



Analise os termos destacados dos fragmentos extraídos do texto e marque a alternativa INCORRETA quanto à análise morfossintática.

A

Presepada é um brasileirismo informal que denuncia um ato ridículo e exibicionista, um sinônimo de palhaçada. (substantivo feminino, singular, que exerce no texto a função sintática de sujeito).

B

Presepeiro é o fanfarrão, aquele que faz presepadas. (artigo definido na função de adjunto adnominal).

C

Depois de afirmar que a tradição do presépio foi iniciada por São Francisco de Assis, (pronome adjetivo na função de adjunto adnominal).

D

ele registra no verbete “presepista” (sinônimo menos comum de presepeiro). (locução adverbial na função de adjunto adverbial).

E

A má qualidade dos atores que participavam dos presépios vivos, portanto, pode ter criado as condições para o surgimento do pejorativo “presepada”. (verbo exercendo a função de núcleo do predicado).