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Irandé Antunes em seu livro “Análise de textos: Fundamentos e Práticas” questiona quais...

Irandé Antunes em seu livro “Análise de textos: Fundamentos e Práticas” questiona quais textos os professores poderiam selecionar para analisar em sala de aula. Em seguida, responde:


“todos os textos, de qualquer tipo ou gênero, de qualquer tamanho ou função, textos verbais (orais e escritos) e não verbais e textos multimodais (imagens, charges, histórias em quadrinhos, gráficos, tabelas, mapas) podem ser objeto de análise.” (ANTUNES, 2010, p. 52)

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.



Em se tratando de análise de materiais escritos, a autora recomenda que os textos:

A

sejam adequados, quanto à temática, à estruturação linguística e ao tamanho, não sendo necessária a observação à adequação à faixa etária.

B

sejam representativos de diferentes dialetos regionais e do registro mais formal, obrigatoriamente.

C

sejam diversificados quanto a seu tamanho e equilibrados quanto ao seu grau de complexidade (a leitura de textos mais longos e complexos pode limitar o poder de análise dos estudantes)

D

sejam diversificados quanto à sua forma de apresentação e, dessa maneira, explorem diferentes recursos visuais.

E

no caso de sofrerem adaptações ou supressões, preservem a unidade de sentido, não sendo importante a preservação relevância do conteúdo.