TEXTO 01
O internetês na escola
O internetês - expressão grafolingulstica criada na internet pelos adolescentes na última década - foi, durante algum tempo, um bicho de sete cabeças para gramáticos e estudiosos da língua. Eles temiam que as abreviações fonéticas (onde "casa" vira ksa; e "aqui" vira aki) comprometessem o uso da norma culta do português para além das fronteiras cibernéticas. Mas, ao que tudo indica, o temido internetês não passa de um simpático bichinho de uma cabecinha só. Ainda que a maioria dos professores e educadores' se preocupe com ele, a ocorrência do internetês nas provas escolares, vestibulares e em concursos públicos é insignificante, Essa forma de expressão parece ainda estar restrita a seu habitat natural. Aliás, ai está a questão: saber separar bem a hora em que podemos escrever de qq jto, da hora em que não podemos escrever de "qualquer jeito", Mas, e para um adolescente que fica várias horas "teclando" que nem louco nos instant messengers e chats da vida, é fácil virar a "chavinha" no cérebro do internetês para o português culto? "Essa dificuldade será proporcional ao contato que o adolescente tenha com textos na forma culta, como jornais ou obras literárias, Dependendo deste contato, ele terá mais facilidade para abrir mão do internetês" - explica Eduardo de Almeida Navarro, professor livre-docente de língua tupi e literatura colonial da USP.
RAMPAZZO, F, Disponível em: www.revistalingua.com.br (adaptado). Acesso em 19 jan 2021.
TEXTO 2
Disponível em :<https://slideplayer.com.br/slide/12350557/>, Acesso em 19 jan 2021.
Os textos 1 e 2 estabelecem entre si uma relação de sentido, tendo em vista que abordam a mesma temática. Assinale a opção que apresenta um fragmento do Texto 1 que se relaciona de forma oposta ao Texto 2.
"O internetês - expressão grafolingufstica criada na internet pelos adolescentes na última década [ ... ]".(l.1- 2)
"Mas, ao que tudo indica, o temido internetês não passa de um simpático bichinho de uma cabecinha só". (l.7-9)
"Essa expressão parece ainda estar restrita a seu habitat natural". (l.13-14)
"Essa dificuldade será proporcional ao contato que o adolescente tenha com textos na forma culta". (l.20- 22)
"Dependendo deste contato, ele terá mais facilidade para abrir mão do internetês [ ... ]" (l.22-24)