Observe o emprego das vírgulas nas seguintes passagens:
I. ... é de sua responsabilidade não apenas ensinar a ler, como mais precisamente, formar cidadãos leitores.
II. Não basta também, apenas a escolha dos bons textos literários...
III. Aqueles que não escolheram o caminho da docência, experimentariam a leveza e o prazer que a leitura proporciona.
Essas passagens expõem aspectos de pontuação que o professor pode discutir com os alunos, apontando o padrão normativo. Assim, será adequado afirmar que,
em (I) e (II), as expressões adverbiais “mais precisamente” e “apenas” deveriam ser isoladas por vírgulas; em (III), a oração adjetiva deveria vir entre vírgulas, pois é restritiva.
em (I) e (II), são dispensáveis as vírgulas isolando as expressões adverbiais “mais precisamente” e “apenas”; em (III), a oração é adjetiva explicativa, o que justifica a vírgula tal como está empregada.
em (I), a oração comparativa está adequadamente posta entre vírgulas; em (II) e (III), não haveria necessidade de empregar vírgula nos contextos.
em (I), a oração aditiva está adequadamente posta entre vírgulas; em (II) e (III), a vírgula é inadequada visto que a extensão dos enunciados não justifica a pausa.
em (I) e (II), as expressões adverbiais “mais precisamente” e “também” deveriam ser precedidas e seguidas de vírgula; em (III), a vírgula é admissível pela extensão do enunciado com oração adjetiva restritiva.