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Texto para questão 22. O que é erro? Como vimos na primeira parte do livro, o Mito nº 6...

Texto para questão 22.


O que é erro?


Como vimos na primeira parte do livro, o Mito nº 6 expressa a prática milenar de confundir língua em geral com escrita e, mais reduzidamente ainda, com ortografia oficial. A tal ponto que uma elevada porcentagem do que se rotula de “erro de português” é, na verdade, mero desvio da ortografia oficial. O vigor desse mito se depreende, por exemplo, num exercício de pesquisa sugerido por um livro didático chamado Nossa palavra. Após apresentar o poema “Erro de português”, de Oswald de Andrade, os autores (CARVALHO; RIBEIRO, 1998) pedem ao aluno:


1. Procure localizar erros de português em cartazes, placas, ou até mesmo na fala de pessoas que você conhece. Transcreva-os em seu caderno (p.125).


Ora, em cartazes e placas não aparecem “erros de português” e, sim, “erros” de ortografia.


(BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 52. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009. p. 147-148.)


Conforme o texto, “erro de português” e “erro” de ortografia, na visão do teórico apresentado:

A

São “erros” interligados e têm associações linguísticas com a oralidade e com a escrita, respectivamente.

B

Ocupam todos os usuários da língua, desde que haja um texto verbal.

C

Dizem respeito à escrita, somente.

D

Exercícios como esse só servem para transformar os estudantes em novos “comandos paragramaticais”.

E

Na atividade proposta, o aluno que encontrar algum “erro” será capaz de inferiorizar a linguagem ali apresentada, estigmatizando um produto vendido, por exemplo.