Imagem de fundo

... há uma mudança na constituição dos sujeitos que...

... há uma mudança na constituição dos sujeitos que frequentam os ambientes escolares e, também, uma ampliação dos canais e meios de comunicação – fazendo com que todos estejam aqui e em todos os lugares ao mesmo tempo – que acabam por promover um aumento da diversidade linguística e cultural, fazendo os sujeitos se confrontarem com a grande diversidade de textos orais e escritos que hoje circulam na sociedade.


(A.V.M. Dias, Hipercontos multissemióticos. Em: Rojo e Moura: 2012)


Para o ensino de língua materna, o exposto implica pensar


A

a forma correta de atender às novas demandas sociais, garantindo-se o ensino da norma-padrão com base nos recursos tecnológicos disponíveis no mundo contemporâneo.


B

a necessidade de atender às novas demandas sociais, promovendo-se o multiletramento dos alunos com base nos recursos tecnológicos disponíveis no mundo contemporâneo.


C

a contradição existente no ensino contemporâneo, que está muito mais preocupado com as ferramentas tecnológicas do que comprometido com uma educação de qualidade.


D

a liberdade pedagógica que as escolas devem ter para que seus alunos possam ser letrados sem a intervenção e o monitoramento contínuo dos professores.


E

a possibilidade de usar as ferramentas tecnológicas a fim de evitar sobrecarga de docentes e discentes, que podem dedicar-se a atividades mais lúdicas na escola.