O poema a seguir de Carlos Drummond de Andrade, um dos mais importantes escritores brasileiros, apresenta o retrato de uma época, o desespero de um mundo em guerra.
Congresso Internacional do Medo
Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio, porque este não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do mundo.)
Assim como o texto, o poema de Drummond:
Remete a elementos que compreendem questões de extrema relevância e consequências de aspecto coletivo.
Estabelece um diálogo com interlocutor à medida que propõe um debate acerca das questões que afligem a humanidade.
Possui a função estética da linguagem, valorizando a forma como a linguagem é utilizada para expressar as ideias e sentimentos do poeta.
Pode ser considerado um texto literário, tendo em vista o emprego de figuras de linguagem, um recurso de estilo característico desse tipo textual.
Apresenta estrutura textual que observa os padrões da norma padrão da língua, permitindo ao interlocutor reconhecê-lo em sua importância literária.