Asa Branca
Luiz Gonzaga
Quando oiei' a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu preguntei' a Deus do céu, uai
Por que tamanha judiação?
Que braseiro, que fornaia'
Nenhum pé de prantação'
Por farta' d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
lnté' mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce' eu disse: adeus, Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar' pro meu sertão
Quando o verde dos teus óio'
Se espaiar' na prantação'
Eu te asseguro, não chore, não, viu
Que eu vortarei', viu, meu coração
GONZAGA, Luiz. Asa Branca. Disponível em : https://www .kboing.com.br /luiz-gonzaga/asa-branca/. Acesso em 13 mar. 2023.
Conforme Travaglia (2009) “[o]s dialetos na dimensão territorial, geográfica ou regional representam a variação que acontece entre pessoas de diferentes regiões em que se fala a mesma língua”. Sendo assim, ao propor uma atividade para se trabalhar as variações linguísticas, a partir da letra de música acima, Antunes (2007) sugere que a escola “saiba desenvolver a capacidade dos alunos para a colher as diferenças, com o máximo respeito por aqueles que as apresentam”
Com base nos autores, qual destas propostas está mais adequada para o trabalho na disciplina de língua portuguesa com a letra de música apresentada?
A adequação aplicação de um trabalho com a música “Asa Branca” deve ser cautelosa, pois pode induzir o estudante a legitimar a variação como em: oiei, preguntei, pra mim.
A norma culta constitui o “português correto”, sendo assim, ao trabalhar a letra da música “AsaBranca”, o professor deve solicitar a transcrição para a norma padrão.
O objetivo do ensino de língua materna é possibilitar que o aluno a domine a norma culta, por isso, o trabalho com a letra da música “Asa Branca” pode ser dispensado.
O texto possibilita alertar aos alunos sobre o desprestígio social das regiões brasileiras e das classes sociais que empregam essas variedades dialetais e de registro.
O trabalho com a canção “Asa Branca” oferece uma oportunidade para o aluno refletir sobre o direito de expressão de grupos que representam as diversas culturas brasileiras.