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Asa Branca Luiz GonzagaQuando oiei' a terra ardendoQual fogueira de São JoãoEu pregunte...

Asa Branca

Luiz Gonzaga



Quando oiei' a terra ardendo

Qual fogueira de São João

Eu preguntei' a Deus do céu, uai

Por que tamanha judiação?

Que braseiro, que fornaia'

Nenhum pé de prantação'

Por farta' d'água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão

lnté' mesmo a asa branca

Bateu asas do sertão

Entonce' eu disse: adeus, Rosinha

Guarda contigo meu coração


Hoje longe, muitas légua

Numa triste solidão

Espero a chuva cair de novo

Pra mim vortar' pro meu sertão

Quando o verde dos teus óio'

Se espaiar' na prantação'

Eu te asseguro, não chore, não, viu

Que eu vortarei', viu, meu coração


GONZAGA, Luiz. Asa Branca. Disponível em : https://www .kboing.com.br /luiz-gonzaga/asa-branca/. Acesso em 13 mar. 2023.



Conforme Travaglia (2009) “[o]s dialetos na dimensão territorial, geográfica ou regional representam a variação que acontece entre pessoas de diferentes regiões em que se fala a mesma língua”. Sendo assim, ao propor uma atividade para se trabalhar as variações linguísticas, a partir da letra de música acima, Antunes (2007) sugere que a escola “saiba desenvolver a capacidade dos alunos para a colher as diferenças, com o máximo respeito por aqueles que as apresentam”



Com base nos autores, qual destas propostas está mais adequada para o trabalho na disciplina de língua portuguesa com a letra de música apresentada?

A

A adequação aplicação de um trabalho com a música “Asa Branca” deve ser cautelosa, pois pode induzir o estudante a legitimar a variação como em: oiei, preguntei, pra mim.

B

A norma culta constitui o “português correto”, sendo assim, ao trabalhar a letra da música “AsaBranca”, o professor deve solicitar a transcrição para a norma padrão.

C

O objetivo do ensino de língua materna é possibilitar que o aluno a domine a norma culta, por isso, o trabalho com a letra da música “Asa Branca” pode ser dispensado.

D

O texto possibilita alertar aos alunos sobre o desprestígio social das regiões brasileiras e das classes sociais que empregam essas variedades dialetais e de registro.

E

O trabalho com a canção “Asa Branca” oferece uma oportunidade para o aluno refletir sobre o direito de expressão de grupos que representam as diversas culturas brasileiras.