Sobre as manifestações literárias no Brasil e a consolidação do sistema literário, leia o recorte do texto "Formação da literatura brasileira" de Antonio Cândido:
O leitor perceberá que me coloquei deliberadamente no ângulo dos nossos primeiros românticos e dos
críticos estrangeiros que, antes deles, localizaram na fase arcádica o início da nossa verdadeira
literatura, graças à manifestação de temas, notadamente o Indianismo, que dominarão a produção
oitocentista. Esses críticos conceberam a literatura do Brasil como expressão da realidade local, e ao
mesmo tempo, elemento positivo na construção nacional. (CANDIDO, 1959, p. 25).
O excerto aborda a relação entre sociedade e literatura no processo de formação de um ideal de nação, a partir da construção de um imaginário sobre o que é o país e o que é o brasileiro. Acerca da Literatura produzida no século XIX e do seu impacto na formação da ideia que se tem de nação e do imaginário nacionalista, é correto afirmar:
Álvares de Azevedo foi um dos principais nomes do Período Romântico brasileiro, cumprindo papel protagonista na criação do herói nacional, a figura do indígena.
Álvares de Azevedo, em uma das suas principais obras poéticas, Lira dos vinte anos, projeta o herói nacional como uma figura jovem e pertencente aos povos originários.
José de Alencar ocupou lugar de destaque nas produções literárias da época tendo como principais produções a trilogia indigenista - Ubirajara, O guarani e Iracema.
José de Alencar reconstrói o passado brasileiro a partir da figura central do indígena, retratando de modo fidedigno os povos tradicionais brasileiros.
José de Alencar tem em O sertanejo a sua principal publicação da prosa romântica, espaço privilegiado para a construção do herói nacional, o indígena.