Imagem de fundo

Leia atentamente o texto I, parte de um artigo científico, e o texto II, trecho do cont...

Leia atentamente o texto I, parte de um artigo científico, e o texto II, trecho do conto “Famigerado” do livro Primeira estórias


TEXTO I

A submissão de um artigo, como destaca Guimarães (2018a), exige um conjunto de cuidados que devem ser tomados por ocasião da escolha do periódico para submissão do artigo, conforme exposto a seguir. Uma primeira atenção a ser tomada refere-se ao prestígio científico da revista a partir de indicadores nacionais e internacionais, como é o caso de sua indexação em bases de dados como Web of Science, Scopus, SciELO entre outras.

GUIMARÃES, J. A. C.; HAYASHI, M. C. P. I. Revistas predatórias: um inimigo a ser combatido na comunicação científica. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p.03. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8671811. Acesso em: 10 ago. 2023.

TEXTO II

Só tinha de desentalar-me. O homem queria estrito o caroço: o verivérbio.

— Famigerado é inóxio, é “célebre”, “notório”, “notável”…

— “Vosmecê mal não veja em minha grossaria no não entender. Mais me diga: é desaforado? É caçoável? É de arrenegar? Farsância? Nome de ofensa?”

— Vilta nenhuma, nenhum doesto. São expressões neutras, de outros usos…

— “Pois… e o que é que é, em fala de pobre, linguagem de em dia-de-semana?”

— Famigerado? Bem. É: “importante”, que merece louvor, respeito…


Famigerado. In: ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 15.

Assinale a opção correta.

A

Na construção do texto I, os autores utilizaram como estratégia argumentativa a intertextualidade implícita, observada na citação de Guimarães (2018a).

B

O texto I contém termos técnicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

C

Os textos apresentados são de gêneros diversos, mas possuem estrutura similar.

D

O texto II apresenta linguagem formal na fala dos dois personagens como se pode constatar pelo termo arcaico “vosmecê”.

E

O texto II apresenta somente termos vinculados ao estudo dos léxicos.