Imagem de fundo

Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, abre-se com falas dos personagens Johann e Ber...

Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, abre-se com falas dos personagens Johann e Bertran:


— Silêncio, moços! acabai com essas cantilenas horríveis! Não vedes que as mulheres dormem ébrias, macilentas como defuntos? Não sentis que o sono da embriaguez pesa negro naquelas pálpebras onde a beleza cinzelou os olhares da volúpia?

— Cala-te, Johann! Enquanto as mulheres dormem e Arnold-o-loiro cambaleia e adormece murmurando as canções de orgia de Tieck, que música mais bela que o alarido da saturnal? Quando as nuvens correm negras no céu, como um bando de corvos errantes, e a lua desmaia, como a luz de uma lâmpada sobre a alvura de uma beleza que dorme, que melhor noite que a passada ao reflexo das taças?


AZEVEDO, Álvares de. Noite na Taverna. Lisboa: Tipografia de J.H. Verde, 1878, p. 1.


Em relação às histórias envolvendo os três personagens mencionados na abertura de Noite na Taverna, assinale a alternativa correta.

A

O clima sombrio da abertura de Noite na taverna, com suas mulheres bêbadas e desprovidas de idealidade, demonstra que seu autor, Álvares de Azevedo, não pode ser considerado romântico.

B

Por ironia, embora sejam as palavras de Johann que abram Noite na Taverna, ele não contará nenhuma das histórias do livro.

C

Bertran conta uma história de traições e assassinatos que inclui o caso de uma pequena embarcação perdida no mar cujos ocupantes praticam o canibalismo.

D

O leitor descobrirá nas páginas finais de Noite na taverna que Arnold-o-loiro na verdade é Artur, já que ele acordará de sua embriaguez e contará uma história de incesto que viveu.

E

O capítulo final de Noite na Taverna é narrado em terceira pessoa, entrelaça todas as histórias contadas em primeira pessoa e constrói um fecho para o livro.