Imagem de fundo

O Iluminismo seria uma tendência transepocal, não limitada a nenhum período específico,...

1
Q77064
Teclas de Atalhos
Compartilhar

O Iluminismo seria uma tendência transepocal, não limitada a nenhum período específico, que se caracteriza por uma atitude racional e crítica. Ela combate o mito e o poder, usando a razão como instrumento de dissolução do existente e de construção de uma nova realidade. Chamo de Ilustração o movimento de idéias que se aglutinou, no século XVIII, em torno dos filósofos enciclopedistas: Diderot, Voltaire, d´Alembert. A Ilustração foi a mais importante das realizações históricas do Iluminismo, mas não a primeira, nem a última.

(Sergio Paulo Rouanet, "O olhar iluminista". IN: O olhar. Adauto Novaes, et al. 1a reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 125)

A alternativa que sintetiza corretamente o fragmento acima é:

A
As atitudes racionais e críticas de um filósofo não bastam para que ele seja considerado iluminista; é o caso dos filósofos Diderot, Voltaire e d´Alembert, que, representativos da Ilustração, o mais importante dos movimentos, têm sua ação associada a uma época precisa.
B
A atitude racional e crítica que caracteriza movimentos de idéias em várias épocas e países fez da Ilustração a origem do que se poderia considerar Iluminismo, caracterizado pelo combate às estruturas de poder e do mito no século XVIII.
C
Muitas são as manifestações que poderiam ser rotuladas de Iluminismo, pois as atitudes que as caracterizam vão muito além de uma época determinada; é por isso que não é adequado designar de Ilustração o modo revolucionário adotado pelos enciclopedistas.
D
Há aspectos comuns aos distintos Iluminismo e Ilustração: correspondem a movimentos de idéias – baseadas na razão crítica − cujas conquistas ultrapassam a época em que ocorreram, principalmente no que se refere ao combate aos poderosos e aos mitos.
E
Pode-se estabelecer distinção entre Ilustração e Iluminismo: a primeira, marcada historicamente, constitui uma, ainda que a mais significativa, das concretizações do modo de ser do Iluminismo, que faz da razão e da crítica armas de renovação de estruturas.