Questões de Concurso de Libras - Línguas (Outras)

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Questão de Concurso - 1149254

Concurso PM/SP Soldado 2019

Questão 21

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Médio

A tabela mostra algumas informações sobre três times de basquete, A, B e C, após cada um deles jogar 5 partidas de um campeonato.

Nesse campeonato, cada vitória soma 3 pontos, cada empate soma 2 pontos, e cada derrota perde 1 ponto. Sabendo que o número de vitórias do time B é igual ao número de empates do time A, então, após essas 5 partidas, a diferença entre os pontos do time A e os pontos do time C é igual aNesse campeonato, cada vitória soma 3 pontos, cada empate soma 2 pontos, e cada derrota perde 1 ponto. Sabendo que o número de vitórias do time B é igual ao número de empates do time A, então, após essas 5 partidas, a diferença entre os pontos do time A e os pontos do time C é igual a

  • A. 6.
  • B. 5.
  • C. 7.
  • D. 8.
  • E. 9.

Questão de Concurso - 1042890

Concurso BANRISUL Escriturário 2018

Questão 69

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Sílvia, apesar da surdez profunda (maior que 91 dB), é bilíngue, sinalizada e oralizada. Desde a abertura de sua conta-corrente no Banco “123”, tem feito todas as suas transações pelo canal mobile banking. Atendendo a uma ação de Promoção de Vendas, foi convencida a comprar um seguro de vida pelo canal físico, onde poderia ser melhor atendida, dada a sua deficiência. Chegando à agência, não havia nenhum funcionário que dominasse Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Uma forma mais segura e dentro das boas práticas de etiqueta, encontrada pelo funcionário do Banco, para que Sílvia compreendesse todo o conteúdo da proposta, dizendo-lhe “as coisas de forma a facilitar a comunicação com pessoas surdas, evitando rodeios e circunlóquios” (Bernardino, 2008; Moura, 2016), deve ser
  • A. levá-la para um ambiente mais reservado e falar energeticamente alto, sem o emprego de LIBRAS e sem olhar de frente para Sílvia.
  • B. mandá-la de volta para casa, informando que foi um erro sua ida à agência, haja vista que o Banco possui um serviço de Atendimento a Deficientes Auditivos e de Fala, por meio do qual, inclusive, reclamações podem ser registradas.
  • C. levá-la para um ambiente mais reservado, enviar-lhe mensagens escritas e vídeos pelo celular, tocando-lhe o braço ou ombro, acenando-lhe com a mão para lhe chamar a atenção e falando normalmente quando ela estiver à sua frente.
  • D. mantê-la no salão principal de atendimento a clientes, falar energicamente alto, sem, contudo, olhar de frente para Sílvia e gesticular fora de seu alcance visual e sem o emprego de LIBRAS.
  • E. mantê-la no salão principal de atendimento a clientes e gesticular, aleatoriamente, fora do alcance visual de Sílvia e sem o emprego de LIBRAS.

Questão de Concurso - 1208719

Concurso Assistente de Educação 2019

Questão 22

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Médio

A Língua Brasileira de Sinais possui expressões que diferem de região para região, trazendo legitimidade e acabando com o estereótipo que são gestos soltos e que possui estrutura gramatical própria. Mas existem alguns mitos que ainda devem ser rompidos. Sendo assim, leia as alternativas a seguir e marque apenas a correta:

  • A.

    Haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas.

  • B.

    Língua de Sinais pode ser definida como uma língua natural e utilizada pela maioria dos surdos do mundo.

  • C.

    A Língua de Sinais seria um sistema de conteúdo restrito, sendo expressiva e linguisticamente inferior ao sistema de comunicação oral.

  • D.

    A Língua de Sinais seria uma mistura de pantomima (mímica) e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos.

Questão de Concurso - 1208726

Concurso Assistente de Educação 2019

Questão 26

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Médio

De acordo com Brito (1993, p. 38), o sinal, na Língua de Sinais, “[...] é formado a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo”. Esses conceitos trabalhados pela autora dizem respeito:

  • A. A Datilologia dos Sinais.
  • B. A Semântica das Línguas de Sinais.
  • C. Aos Parâmetros das Línguas de Sinais
  • D. À Gramática dos Sinais.

Questão de Concurso - 1214617

Concurso Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais 2019

Questão 52

Fundação CEFETMINAS (CEFETMINAS)

Nível Superior

Estudos comprovam que as línguas de sinais apresentam as propriedades das línguas humanas.


Desta forma, associe as colunas relacionando corretamente as propriedades das línguas humanas à estrutura linguística da Libras.


Propriedades das línguas


1) Flexibilidade e versatilidade

2) Arbitrariedade

3) Criatividade/produtividade

4) Dupla articulação


Estrutura linguística da Libras

( ) As línguas de sinais apresentam palavras em que não há relação direta entre a forma e o significado. Exemplo: [CONHECER] [ AMIGO].

( ) As línguas de sinais também apresentam o nível da forma e o nível do significado. Por exemplo, as configurações por si só não apresentam significado, mas, ao serem combinadas, formam sinais que significam alguma coisa.

( ) As línguas de sinais são produtivas assim como quaisquer outras línguas. Pode-se dizer o que quiser e de muitas formas determinada informação, seguindo um conjunto finito de regras.

( ) As línguas de sinais são usadas para pensar, são usadas para desempenhar diferentes funções. Na Libras, pode-se argumentar, fazer poesia, simplesmente informar, persuadir, dar ordens e o que mais se quiser.


A sequência correta dessa associação é


  • A.

    1, 3, 4, 2.

  • B.

    2, 4, 3, 1.

  • C.

    3, 1, 2, 4.

  • D.

    4, 2, 1, 3.

Questão de Concurso - 1214619

Concurso Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais 2019

Questão 54

Fundação CEFETMINAS (CEFETMINAS)

Nível Superior


Avalie as afirmações abaixo sobre os pares mínimos na Libras, em relação às configurações de mão, ou à locação, ou ao movimento em que apenas a mudança de um destes elementos em contraste com os demais idênticos vai identificar seu valor distintivo na língua.


I -Quanto ao movimento QUEIJO/RIR ACUSAR/ADMIRAR SABER/NÃO SABER PERIGOSO/MAMÃE ACOSTUMAR/ TREINAR.

II- Quanto à configuração da mão CUIDAR/AJUDAR MARROM/ROXO ACOSTUMADO/EDUCADO CURSO/ TREINAR EXPERIMENTAR/DIARIAMENTE.

III - Quanto à locação APRENDER/SÁBADO QUEIJO/ FEIO AZAR/DESCULPA VERDE/PAPAI NÃO-SEI/BRANCO.


Está correto apenas o que se afirma em


  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I, II e III.

Questão de Concurso - 1214620

Concurso Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais 2019

Questão 55

Fundação CEFETMINAS (CEFETMINAS)

Nível Superior

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma acerca da tradução / interpretação em Língua de Sinais


( ) Qualquer ato interpretativo envolve um enorme empenho linguístico-comunicativo por parte do intérprete, uma vez que se tem que processar a informação que é expressa em determinada língua (língua fonte), fazendo adequações e escolhas linguísticas que façam sentido na língua alvo.

( ) Além do domínio linguístico e técnico, o ato interpretativo também requer do profissional conhecimento histórico, cultural e social, uma vez que o tradutor/ intérprete não funciona como um “decodificador” de palavras em sinais e vice-versa.

( ) O processo de interpretação em língua de sinais pode ser dividido nas seguintes modalidades: interpretação simultânea, consecutiva e sussurrada, sendo que, em qualquer um desses processos, estão relacionados fatores como: memória, tomada de decisões, categorização e estratégias de interpretação, por exemplo.

( ) Cada uma das modalidades (simultânea, consecutiva e sussurrada) exigem habilidades e técnicas similares do intérprete, portanto, a competência metodológica é quem irá gerenciar as informações e os conhecimentos para que o processo tradutório seja com coerência.


Com relação às afirmações, a sequência correta é


  • A.

    V, V, V, F.

  • B.

    F, F, V, V.

  • C.

    V, F, F, F.

  • D.

    F, V, F, F.

Questão de Concurso - 1214621

Concurso Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais 2019

Questão 56

Fundação CEFETMINAS (CEFETMINAS)

Nível Superior

Conforme a atuação do intérprete que deve ser permeada por preceitos éticos, e para ser um profissionais ético, o intérprete precisa ser capaz de EXCETO :

  • A.

    Compreender o conceito de justiça.

  • B.

    Adotar atitudes de respeito pelas pessoas.

  • C.

    Compreender a profissão que escolhemos em seu sentido histórico, aplicando os conhecimentos construídos e aprendidos.

  • D.

    Abrir mão do diálogo para evitar enlear conflitos.

Questão de Concurso - 1214622

Concurso Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais 2019

Questão 57

Fundação CEFETMINAS (CEFETMINAS)

Nível Superior

Avalie as afirmações abaixo acerca da estrutura linguística da Língua Brasileira de Sinais.


I - Verifica-se o caráter descontínuo da diferença formal entre a forma e o significado, além de poder expressar quaisquer ideias abstratas, emoções, sentimentos e conceitos em língua de sinais, assim como nas línguas faladas.

II - É altamente desenlaçada por regras, sejam elas estruturais, lexicais, espaciais, entre outros. Podem ser executados os sinais de desordenadamente e pautando-se exclusivamente na cultura Surda, em que se tem a Libras como língua de instrução.

III - Na Libras, não há a incidência da apresentação do nível da forma e do nível do significado. Por exemplo, as configurações por si só apresentam significado e, ao serem combinadas, formam sinais que significam a mesma informação processada antes.

IV - A produção gestual também acontece como observado nas línguas faladas. A diferença é que, no caso dos sinais, os gestos também são visuais-espaciais, tornando as fronteiras mais difíceis de serem estabelecidas.


Está correto apenas o que se afirma em


  • A.

    I.

  • B.

    III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e IV.

Questão de Concurso - 1214626

Concurso Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais 2019

Questão 58

Fundação CEFETMINAS (CEFETMINAS)

Nível Superior

Um dos elementos que o intérprete tem que ter conhecimento é o contexto discursivo em que desempenhará sua função.


Com base nos tipos discursivos, associe as colunas relacionando corretamente o tipo às suas características:


Tipo


1 - Narrativo

2 - Persuasivo

3 - Explicativo

4 - Argumentativo

5 - Conversacional

6 - Procedural


Características


( ) oferece informações requeridas em determinado contexto.

( ) objetiva influenciar a conduta de alguém.

( ) dá instruções para executar uma atividade ou usar algum objeto.

( ) objetiva provar alguma coisa para a audiência.

( ) reconta uma série de eventos ordenados mais ou menos de forma cronológica.

( ) envolve a conversação entre duas ou mais pessoas.


A sequência correta dessa associação é



  • A.

    1, 3, 5, 2, 6, 4.

  • B.

    3, 2, 6, 4, 1, 5.

  • C.

    4, 6, 1, 3, 5, 2.

  • D.

    6, 4, 2, 5, 3, 1.