Questões de Concurso de Temas sobre pessoas com deficiências - Línguas (Outras)

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Questão de Concurso - 1199252

Concurso Professor Auxiliar - Área: Educação Especial 2019

Questão 34

Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Nível Superior

Em 1994, a Declaração de Salamanca proclama que as escolas regulares com orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias e que “as escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras” (BRASIL, 2006, p.330).

Sobre este grande evento, um grupo em especial sofreu consequências desastrosas do ponto de vista linguístico e nos dias atuais critica a Declaração de Salamanca. Indique-os.

  • A. Cegos
  • B. Surdos
  • C. Autistas
  • D. Cadeirantes
  • E. Superdotados

Questão de Concurso - 1200278

Concurso Professor - Área: Educação Especial 2019

Questão 35

Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Nível Superior

De acordo com a Portaria 122/2016 de RMEF, estudantes com TEA são aqueles que podem apresentar:

  • A. Desafios em situações repetitivas.
  • B. Defeitos e limitações ao caminhar.
  • C. Dificuldade no desenvolvimento psicomotor.
  • D. Facilidade no desenvolvimento psicomotor.
  • E. Facilidade na comunicação e interação.

Questão de Concurso - 1174256

Concurso Professor - Área: Educação Especial 2018

Questão 30

Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPCON)

Nível Superior

Marque o conceito a seguir que melhor define Tecnologia Assistiva

  • A.

    é uma área do conhecimento exclusiva das ciências exatas que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que dão mais autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida.

  • B.

    ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

  • C.

    é um recurso exclusivo das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação que auxiliam as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

  • D.

    é uma área exclusiva das ciências tecnológicas que tem como foco principal auxiliar, dá mais autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida.

  • E.

    é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, direcionada exclusivamente à pessoa com deficiência objetivando a autonomia, independência, qualidade de vida, além da promoção da inclusão social das referidas pessoas.

Questão de Concurso - 1174258

Concurso Professor - Área: Educação Especial 2018

Questão 32

Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPCON)

Nível Superior

No tocante à avaliação da deficiência, quando necessária, é CORRETO afirmar que será

  • A.

    realizada exclusivamente por equipe médica considerando primeiramente os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.

  • B.

    realizada exclusivamente por equipe médica considerando os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; a limitação no desempenho de atividades; e a restrição de participação.

  • C.

    biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerando primeiramente os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.

  • D.

    biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerando os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; a limitação no desempenho de atividades; e a restrição de participação.

  • E.

    realizada exclusivamente por equipe médica, incluindo sobretudo, especialistas na área da neurologia, clínica geral e pediatria, considerando os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; psicológicos; e a limitação no desempenho de atividades.

Questão de Concurso - 1174259

Concurso Professor - Área: Educação Especial 2018

Questão 33

Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPCON)

Nível Superior

É CORRETO afirmar que a Comunicação Aumentativa e Alternativa (C. A. A.) destina-se

  • A.

    exclusivamente a crianças em idade escolar que não possuem fala e ou escrita funcional devido a disfunções variadas como, por exemplo: paralisia cerebral, deficiência mental, autismo, acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálico, traumatismo raquiomedular, doenças neuromotoras, apraxia oral e outros.

  • B.

    exclusivamente a criança e adolescentes, que não possuem fala e ou escrita funcional devido a disfunções variadas como, por exemplo: paralisia cerebral, deficiência mental, autismo, acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálico, traumatismo raquiomedular, doenças neuromotoras, apraxia oral e outros.

  • C.

    a sujeitos de todas as idades, que não possuem fala e/ou escrita funcional devido a disfunções variadas como, por exemplo: paralisia cerebral, deficiência mental, autismo, acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálico, traumatismo raquiomedular, doenças neuromotoras, apraxia oral e outros.

  • D.

    apenas a sujeitos com distúrbio de linguagem, dislalia, e com problemas motores de todas as idades.

  • E.

    apenas a crianças e adolescentes com deficiência que estejam incluídos em escolas inclusivas.

Questão de Concurso - 1174260

Concurso Professor - Área: Educação Especial 2018

Questão 34

Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPCON)

Nível Superior

Na prática o Atendimento Educacional Especializado para a pessoa com deficiência mental deve

  • A.

    ordenar o processo de construção do conhecimento, planejando o atendimento sistematicamente, obedecendo a uma sequência predefinida de conteúdos a serem assimilados.

  • B.

    ser ofertado sobretudo em uma instituição especializada onde devem ser disponibilizadas todas as oportunidades possíveis para que, nos espaços educacionais em que ele acontece, o aluno seja incentivado a se expressar, pesquisar, inventar hipóteses e reinventar o conhecimento livremente.

  • C.

    ser o mais subjetivo possível para incentivar o aluno com deficiência mental a se expressar, inventar hipóteses e reinventar o conhecimento livremente.

  • D.

    descartar o contato direto com os objetos a serem conhecidos, no sentido de fazer com que os alunos com deficiência mental percebam a capacidade que têm de pensar, de realizar ações em pensamento e de tomar consciência de que são capazes de usar a inteligência de que dispõem.

  • E.

    ofertar situações, envolvendo ações em que o próprio aluno teve participação ativa na sua execução e/ou façam parte da experiência de vida dele, proporcionando condições e liberdade para que o aluno com deficiência mental possa construir a sua cognição, dentro do quadro de recursos intelectuais que lhe é disponível, tornando-se agente capaz de produzir significado/conhecimento.

Questão de Concurso - 1035323

Concurso UERGS Analista Técnico - Área Tradutor de Libras 2018

Questão 31

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

– Conforme Strobel (2008), cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com suas percepções visuais, que contribuem para a definição de identidades surdas e das almas das comunidades surdas. Isso significa que ela abrange:
  • A. A escola, a família, os amigos, os costumes do povo surdo.
  • B. Os amigos, a cultura, as festas e as viagens do povo surdo.
  • C. A língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.
  • D. A escola, a família, os amigos, os costumes linguísticos e sociais do povo surdo.
  • E. A família, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.

Questão de Concurso - 1035324

Concurso UERGS Analista Técnico - Área Tradutor de Libras 2018

Questão 32

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

O processo de transmissão cultural dos sujeitos surdos se dá através de experiências:
  • A. Familiares, visuais, com especialistas, médicos e fonoaudiólogos.
  • B. Em contato com a comunidade ouvinte a fim de possibilitar conhecimento efetivo.
  • C. Visuais, artísticas, sociais, contando com o auxílio de médicos e fonoaudiólogos.
  • D. Visuais, em escolas de surdos, em contato com a comunidade surda.
  • E. Visuais, artísticas, clínicas e em escolas inclusivas.

Questão de Concurso - 1035325

Concurso UERGS Analista Técnico - Área Tradutor de Libras 2018

Questão 33

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Por que a Língua de Sinais é intensamente valorizada pelos sujeitos surdos?
  • A. Por ser universal, assim, unifica as culturas e cria um certo status em relação aos ouvintes.
  • B. Por permitir aos surdos que se comuniquem de forma segura diante de ouvintes, que, na maioria, são incapazes de compreender a Libras.
  • C. Porque a cultura surda é constituída pela linguagem de sinais, configuração de mãos, ponto de articulação que permite ao sujeito surdo falar e pensar como um ouvinte, garantindo uma igualdade entre as comunidades surda e ouvinte.
  • D. Porque permite que os ouvintes identifiquem os sujeitos surdos de forma rápida e efetiva.
  • E. Porque a cultura surda é formada por valores, costumes, história e expressão artística instituídos na língua de sinais. A língua de sinais é a principal e mais efetiva manifestação da identidade surda.

Questão de Concurso - 1035329

Concurso UERGS Analista Técnico - Área Tradutor de Libras 2018

Questão 37

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

É possível evidenciar algumas diferenças e semelhanças entre a língua oral e a língua de sinais. Assinale a alternativa que pontua corretamente a diferença entre a língua de sinais e a língua oral.
  • A. As línguas orais são aprendidas de forma visual, as de sinais são apreendidas de forma gestual.
  • B. As línguas orais são utilizadas por comunidades ouvintes, e as de sinais são utilizadas exclusivamente pela comunidade surda.
  • C. As línguas de sinais apresentam modalidade visual-espacial, enquanto as línguas orais são orais-auditivas.
  • D. As línguas de sinais são línguas universais, enquanto as orais têm variação linguística local.
  • E. A falta de sintaxe, semântica e morfologia são características das línguas de sinais, as línguas orais têm gramática própria.