Imagem de fundo

Sobre as personalidades surdas que marcaram a História da Educação de surdos no passado...

Sobre as personalidades surdas que marcaram a História da Educação de surdos no passado e na atualidade, é correto afirmar:

A

Ted Supala e Tom Humphries foram os primeiros linguistas surdos a estudar a língua de sinais americana na década de 1980.

B

Marianne Stumpf foi a primeira surda a ter um título de doutorado no Brasil. A pesquisadora atua na formação de professores de Libras e na pesquisa da escrita de sinais.

C

Laurent Clerc foi um abade francês e professor de surdos. Foi eleito diretor de uma escola de surdos em Bordeaux em 1786, e em 1789, após a morte de Charles-Michel de l'Épée, sucedeu-lhe em Paris.

D

Flausino José da Costa Gama, foi autor e ilustrador da obra “Iconographia dos signaes dos surdos-mudos”, considerada o primeiro dicionário de língua brasileira de sinais, produzida em 1875.

E

Hernest Huet nasceu na Inglaterra, mas mudou-se para França durante a adolescência. Em 1855, Huet veio para o Brasil e ajudou a criar, alguns anos depois, o Instituto Nacional de Surdos Mudos no Rio de Janeiro.