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Segundo Gesser (2012), outro aspecto na instrução de Libras para ouvintes refere‐se ao ...

Segundo Gesser (2012), outro aspecto na instrução de Libras para ouvintes refere‐se ao ensino da datilologia, atividade intensamente abordada e utilizada nas primeiras aulas de Libras ou durante contatos esporádicos dos ouvintes com surdos. Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao uso e às informações sobre a datilologia.

A

A prática da datilologia, ainda que difícil apreensão no início, funciona como um “coringa” nas mãos de professores aprendizes.

B

Especialmente para estes últimos, ela é útil em situações simples e corriqueiras como solicitar o sinal de uma palavra ou nomear algo.

C

A datilologia possui restrição na sua aquisição, sendo assim o ato de utilizá‐la não é bastante procedente, isso por que não faz parte da estrutura linguística da Libras. Outro aspecto a considerar que a datilologia não contribui para aprendizagem bilíngue.

D

Em muitos usos dos alunos ouvintes que ainda não dominam bem a língua de sinais, a datilologia compara‐se quase a uma espécie de “escrita no ar” (fazendo um paralelo com o português escrito no papel, que também tem seus momentos e funções nas mãos de ouvintes não fluentes em Libras), e por isso ela resolve emergencialmente algumas trocas conversacionais com o professor surdo.