Um professor solicitou a seus alunos que resolvessem a questão a seguir, justificando a resposta: “Quantos são os subconjuntos de { a1 a2 a3 . . . , an }, com p elementos, nos quais pelo menos um dos elementos a1, a2 figura?”. Esse professor recebeu as seguintes respostas:
Aluno A: Há Cn−1p−1 combinações em que o elemento a1 figura e Cn−1p−1 combinações em que o elemento a2 figura. Portanto, a resposta é 2Cn−1p−1.
Aluno B: Primeiro obtemos o total de combinações Cnp e excluímos as Cn−2p que não contém nem a1 e nem a2 . Portanto a resposta é Cnp − Cn−2p.
Aluno C: Basta somar as combinações que contém a1 mas não a2 (Cn−2p−1 ) com as contém a2 mas não (Cn−2p−1) com as contém ambos os elementos (Cn−2p−2 ). A resposta é 2Cn−2p−1 + Cn−2p−2 .
A respeito das respostas e justificativas apresentadas, assinale a alternativa correta.
O aluno A apresentou uma justificativa correta, mas a resposta é incorreta.
O aluno A apresentou uma justificativa correta e a resposta é correta.
O aluno B apresentou uma justificativa incorreta.
O aluno B apresentou uma justificativa correta, mas a resposta é incorreta.
O aluno C apresentou uma justificativa correta e a resposta é correta.