O conceito de problema matemático, as suas estratégias de resolução e o papel das representações matemáticas nesse processo, tem sido alvo de atenção das investigações acadêmicas no campo da educação. No que se refere à resolução de problemas matemáticos, é correto afirmar que:
Organizar os problemas matemáticos com situações hipotéticas, e desvinculadas do cotidiano dos estudantes, permite que haja uma inclusão positiva destes estudantes no acesso ao conhecimento matemático em questão.
Incentivar os estudantes a procurar diferentes resoluções propicia que seja possível, ao professor, observar e acompanhar a forma como os estudantes pensam e registam as diferentes formas de resolução.
Organizar o conhecimento para que este seja transmitido em pequenas partes, permite que os estudantes aprendam o modelo correto, exclusivo de resolução de problemas matemáticos.
Incentivar o uso de fórmulas, e/ou macetes, facilita a apropriação, por parte do estudante, da forma certa de se resolver problemas matemáticos e o controle, pelo professor, do acesso ao conhecimento permitido.