Imagem de fundo

Almir, Cícero e Édson estavam almoçando juntos em um restaurante. Ao final do prato pri...

Almir, Cícero e Édson estavam almoçando juntos em um restaurante. Ao final do prato principal, resolveram comer pudim de leite. Eles comentaram que o mesmo pudim, no restaurante vizinho, custava igual e era bem melhor. Por isso, Almir sugeriu que a conta fosse fechada e todos os três se levantassem e fossem comer a sobremesa no tal restaurante. Isso provocou as seguintes afirmações:

I - Cícero afirmou que pagar a gorjeta de 10% sobre o valor da conta em cada um dos restaurantes é mais dispendioso do que pagar a gorjeta de 10% sobre o valor total após comer o pudim no restaurante em que estavam;

II - Édson afirmou que pagar 5% sobre o valor da refeição no primeiro restaurante e 5% sobre o valor da sobremesa no segundo restaurante faz com que gastem de gorjeta o mesmo que pagando a gorjeta de 10% sobre o valor total após comer o pudim no restaurante em que estavam.

Com relação às afirmações acima, tem-se que

A

I e II estão corretas.

B

I está certa e II está errada porque, seguindo a sugestão de Édson, eles pagariam menos do que se comessem a sobremesa no primeiro restaurante.

C

I está certa e II está errada porque, seguindo a sugestão de Édson, eles pagariam mais do que se comessem a sobremesa no primeiro restaurante.

D

I está errada porque, em ambos os casos, o gasto é o mesmo e II está errada porque, seguindo a sugestão de Édson, eles pagariam menos do que se comessem a sobremesa no primeiro restaurante.

E

I está errada porque, em ambos os casos, o gasto é o mesmo e II está errada porque, seguindo a sugestão de Édson, eles pagariam mais do que se comessem a sobremesa no primeiro restaurante.