Imagem de fundo

Para planejar suas aulas sobre o Campo Conceitual Aditivo, a professora Bete toma como ...

Para planejar suas aulas sobre o Campo Conceitual Aditivo, a professora Bete toma como base as indicações contidas nas Orientações Curriculares do Programa Ler e Escrever. Esse documento aponta a necessidade de o professor levar o aluno a compreender os diferentes significados das operações. Dessa forma, ela elaborou as situações a seguir para sua turma:

I. Rita foi fazer compras com 178 reais. Quando voltou das compras estava com 54 reais. Quantos reais Rita gastou nas compras?

II. Renato tem algumas cartas e Marcelo tem 12 cartas a menos que Renato. Sabendo que Marcelo tem 25 cartas, quantas cartas tem Renato?

III. No jardim da escola, há 53 rosas e muitas margaridas, totalizando 127 flores. Quantas são as margaridas desse jardim?

IV. Mariana faz coleção de tampinhas. Ela tinha algumas tampinhas e ganhou 62 de suas colegas, ficando com 129 tampinhas no total. Quantas tampinhas Mariana tinha antes?

A professora Bete levou as situações criadas para discussão na ATPC. Ela e os demais professores classificaram corretamente as situações como:

A

I – Transformação; II – Comparação; III – Composição e IV – Transformação.

B

I – Composição; II – Razão; III – Composição e IV – Transformação.

C

I – Composição; II – Comparação; III – Composição e IV – Transformação.

D

I – Transformação; II – Composição; III – Comparação e IV – Composição.

E

I – Transformação; II – Razão; III – Composição e IV – Transformação.