

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Atenção: o texto seguinte se refere às questões 81 e 82:
Um estudo multicêntrico prospectivo observacional avaliou o D-dímero como exame complementar para o diagnóstico de síndromes aórticas agudas. Foram avaliados 1.850 pacientes, dos quais 241 tiveram o diagnóstico final de síndrome aórtica aguda. 1.509 pacientes foram considerados de não-alto risco, dos quais 924 tiveram o D-dímero negativo. Neste subgrupo (não-alto risco com D-dímero negativo), três pacientes foram subsequentemente diagnosticados com a doença. Houve, ao todo, 108 casos de pacientes não-alto risco com diagnóstico final de dissecção aórtica aguda.
Considerando a probabilidade pré-teste do estudo em pacientes não-alto risco e as propriedades do teste, assinale a alternativa que traz a interpretação mais adequada:
A probabilidade pós-teste é menor do que 1% em pacientes com o teste negativo.
A especificidade do teste permite confirmar o diagnóstico de síndrome aórtica.
A probabilidade pós-teste é maior do que 50% em pacientes com o teste positivo.
Não é possível utilizar o D-dímero em uma regra diagnóstica prática.