Imagem de fundo

Medicamentos feitos a partir de folhas, sementes, cascas, frutos e flores são sucesso d...

Medicamentos feitos a partir de folhas, sementes, cascas, frutos e flores são sucesso de crítica e público há milênios e constituem parte importante da cultura de diversos povos. O Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS). São propostas do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, EXCETO:

A

Promover e reconhecer as práticas populares e tradicionais de uso de plantas medicinais e remédios caseiros.

B

Desenvolver instrumentos de fomento à pesquisa, desenvolver tecnologias e inovações em plantas medicinais e fitoterápicos, nas diversas fases da cadeia produtiva.

C

Construir e aperfeiçoar marco regulatório em todas as etapas da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos, a partir dos modelos e experiências existentes no Brasil.

D

Inserir plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à Fitoterapia no SUS, com segurança, eficácia e qualidade, com o objetivo de extinguir o Programa Farmácia Popular em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.