Imagem de fundo

A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiperresponsividade das via...

1
Q2464211
Teclas de Atalhos
Compartilhar

A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento, manifestando-se clinicamente por episódios recorrentes de sibilância, dispnéia, aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã ao despertar. O tratamento atual é dirigido para controlar os sintomas e prevenir exacerbações.


Em relação aos recursos terapêuticos para o tratamento de manutenção da asma, assinale a alternativa INCORRETA:

A

o corticosteróide inalatório (CI) é o principal medicamento utilizado no tratamento de manutenção, profilático e anti-inflamatório, tanto em adultos como em crianças.

B

os beta-agonistas de ação prolongada (LABA) são utilizados em associação aos corticosteroides inalatórios (CI) em pacientes acima de quatro anos, quando estes forem insuficientes para promover o controle da asma. A associação dos LABA ao CI pode ser utilizada como terapia inicial na asma classificada como leve ou moderada.

C

o omalizumabe é um anticorpo monoclonal recombinante humanizado específico. Ocasiona marcada inibição da broncoconstricção induzida por alérgeno nas fases precoce e tardia da inflamação, acarretando redução da hiperresponsividade das vias aéreas.

D

a teofilina ou aminofilina não têm indicação do seu uso no tratamento da crise aguda de asma Ventilação Não Invasiva (VNI).

E

O bambuterol (beta-agonista de ação prolongada por via oral) é uma pró-droga da terbutalina oral com ação broncodilatadora prolongada, a qual permite a administração uma vez ao dia. É útil nos pacientes com asma noturna.