Estágios de Tanner no sexo feminino (estádios da mama e pilificação). Sociedade Brasileira de Pediatria Critérios de Tanner, figura 27.
Uma mãe levou uma criança de 9 anos e dois meses de idade para consulta, pois estava preocupada com o desenvolvimento da menina, achando que está acelerado em relação às outras crianças da mesma idade. Não há outras queixas e ao exame físico, a criança tem peso de 44 Kg e altura de 1,40 m. Os caracteres sexuais secundários estão no estágio de Tanner M3P2.
Com base nesse caso, assinale a alternativa correta.
Deve ser feita reavaliação a cada três a seis meses para verificar a evolução dos estágios de Tanner a fim de diagnosticar puberdade rapidamente progressiva que pode levar à limitação do crescimento.
O diagnóstico laboratorial confirma a suspeita clínica de puberdade precoce central. Nesse caso, os exames mais importantes para fechar o diagnóstico são as dosagens de estrogênio e de progesterona.
O desenvolvimento isolado das mamas (telarca precoce), nesse caso, caracteriza puberdade.
A criança apresenta puberdade precoce central.
A diminuição da altura final da criança diagnosticada com puberdade precoce está relacionada ao fechamento das epífises ósseas estimulado pelo FSH.