Segundo Dalgalarrondo, no seu livro “Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais”, em sua 3ª edição, a vontade, ou volição, é uma dimensão complexa da vida mental, relacionada intimamente com as esferas instintiva, afetiva e intelectiva. O ato volitivo se dá, de forma geral, como um processo, o chamado processo volitivo. Assim como o ato motor é o componente final do ato volitivo, as alterações da psicomotricidade frequentemente são a expressão final de alterações da volição.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a psicopatologia da volição e da psicomotricidade, de acordo com a obra supracitada de Dalgalarrondo.
As apraxias consistem na impossibilidade ou dificuldade em realizar atos intencionais, gestos complexos, voluntários, conscientes, sem que haja paralisias, paresias ou ataxias e sem que faltem também o entendimento da solicitação para fazê-lo ou a decisão de fazê-lo.
Poriomania é o impulso e comportamento de andar a esmo, viajar, “desaparecer de casa”, “ganhar o mundo”, como se diz na linguagem popular, e que costuma ocorrer em pacientes com esquizofrenia, em pessoas com quadros psico-orgânicos ou na deficiência intelectual.
Potomania é a compulsão de beber água ou outros líquidos sem que haja sede exagerada, que pode acarretar complicações metabólicas, como queda do sódio sanguíneo e intoxicação por excesso de água, diferentemente da polidipsia, onde o indivíduo sente sede exagerada geralmente secundária a alterações metabólicas em seu organismo.
Frangofilia, também chamada de bestialismo, é o desejo sexual dirigido a animais, enquanto necrofilia ou vampirismo seria o desejo por cadáveres, e coprofilia, a busca do prazer com o uso de excrementos no ato sexual.
Hipopragmatismo é a dificuldade ou incapacidade de realizar condutas volitivas e psicomotoras minimamente complexas, como cuidar da higiene pessoal, limpar o quarto, participar de trabalhos domésticos, envolver-se em qualquer tipo de atividade produtiva para si ou para seu meio.