Imagem de fundo

Paciente masculino, de 28 anos, com história de...

Paciente masculino, de 28 anos, com história de radioterapia cervical há 2 anos por carcinoma de orofaringe, será submetido a laringoscopia sob anestesia geral para realização de uma biópsia de orofaringe. À avaliação pré-operatória, apresentava abertura bucal limitada, protrusão mandibular restrita, Mallampati classe IV e rigidez cervical. A saturação basal era de 96%. Considerando tratar-se de procedimento eletivo, assinale a assertiva correta.


A

Uso de videolaringoscópio está contraindicado para pacientes com risco de aspiração, pois não permite ventilação durante o procedimento.


B

Sequência rápida de intubação é o método de escolha para todos os casos de via aérea difícil previamente identificada.


C

Técnicas que permitam manutenção da ventilação espontânea, como a intubação com fibroscópio flexível, são as preferidas sempre que viáveis.


D

Pré-oxigenação é opcional para pacientes jovens e sem comorbidades, pois raramente influencia o tempo de dessaturação durante a indução anestésica.