Imagem de fundo

Paciente com 82 anos, hipertenso e diabético, teve queda da...

Paciente com 82 anos, hipertenso e diabético, teve queda da própria altura por hipotensão ortostática e foi diagnosticado com hematoma subaracnoideo agudo parietal com desvio de linha média. O neurocirurgião indicou descompressão do hematoma. Durante o exame pré-anestésico, o paciente encontrava-se desorientado, com cefaleia importante e anisocórico.


A respeito desse caso, assinale a opção correta.


A

Se houver sinal de hipertensão craniana durante a cirurgia, é adequado realizar hiperventilação transitória e infusão de solução hiperosmolar.


B

A monitorização do paciente deve ser básica, com oximetria de pulso, eletrocardiograma, pressão arterial não invasiva e capnografia.


C

Deve ser realizada hipotensão permissiva nesse paciente para evitar aumento do hematoma.


D

Deve ser administrada medicação pré-anestésica para o paciente não ter hipertensão ao chegar à sala operatória.


E

Deve ser administrado corticoide venoso na indução anestésica para profilaxia de hipertensão intracraniana.