

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Paciente de 30 anos, previamente hígido, dá entrada no pronto-socorro após trauma contuso em abdome durante atividade esportiva. Refere dor em hipocôndrio esquerdo, apresenta pressão arterial de 110/70 mmHg, frequência cardíaca de 92 bpm e sensibilidade à palpação profunda, condizente com peritonite. Considerando o atendimento inicial no trauma abdominal, a possibilidade de lesão esplênica e a relevância da estabilidade hemodinâmica, assinale a conduta mais adequada.
Realizar laparoscopia imediata mesmo em pacientes hemodinamicamente estáveis, sem necessidade de e-FAST.
Realizar laparotomia imediata mesmo em pacientes hemodinamicamente estáveis, com necessidade de e-FAST posteriormente.
Solicitar tomografia abdominal para avaliar possíveis lesões viscerais e e-FAST, caso haja disponibilidade no serviço.
Optar por observação clínica sem exames de imagem mesmo diante de dor persistente, dispensando e-FAST.
Iniciar antibioticoterapia empírica sem investigação complementar detalhada, porém com necessidade obrigatória de e-FAST.