

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Paciente do sexo masculino, 34 anos, procura atendimento ambulatorial para resolução de volumosa hérnia incisional em cicatriz mediana supra e infraumbilical. Relata que há 10 anos foi submetido a laparotomia exploradora por hemoperitônio por trauma abdominal fechado. A hérnia está acarretando limitação funcional. Seu IMC é de 32 e não tem outras comorbidades. Ao exame, a hérnia é redutível e tem um colo de aproximadamente 8,0 cm.
Sobre o tratamento da hérnia incisional é correto afirmar que
o reparo “onlay” envolve a colocação da tela sobre o músculo reto abdominal, abaixo da fáscia do reto anterior seguido da recomposição da linha média.
na técnica de Rives-Stoppa, a malha protética é colocada desde o apêndice xifoide até o púbis, no espaço entre a bainha do reto posterior e o reto abdominal.
na técnica da separação anterior de componentes na reconstrução da parede abdominal descrita por Ramirez, não há necessidade de reaproximação da linha alba, quando da utilização de malha protética.
a utilização de toxina botulínica é eficaz no relaxamento da musculatura abdominal, permitindo a reconstrução da linha alba com menos tensão. Após a aplicação intramuscular, seu efeito é imediato e dura até 4 semanas.
A separação posterior de componentes usando liberação do músculo transverso do abdome não deve ser combinada com a liberação do componente anterior, o que resultaria em flacidez lateral significativa ou formação de hérnia lateral.