Quanto à da toracocentese terapêutica no derrame pleural neoplásico, assinale a alternativa correta.
O volume de líquido a ser drenado não apresenta limites, devendo ser orientado apenas pelos sintomas do paciente.
A toracocentese, apenas, e a drenagem torácica com dreno, sem a instilação de um agente esclerosante, são associadas à ausência de recorrência e de risco de pneumotórax iatrogênico ou de empiema.
Pleura visceral espessada, lojas pleurais, obstrução das vias aéreas ou uma fistula aérea persistente podem ser causas de expansão incompleta do pulmão.
A falha na pleurodese não se relaciona com a ocorrência de expansão pulmonar incompleta.
O volume de líquido pleural drenado por dia, antes da instilação do esclerosante, é o elemento mais significativo para o sucesso da pleurodese, diferentemente da confirmação radiológica da reexpansão pulmonar.