Imagem de fundo

O estudo do sistema complemento é fundamental na compreensão de doenças infecciosas e a...

O estudo do sistema complemento é fundamental na compreensão de doenças infecciosas e autoimunes incluindo meningococcemias de repetição, angioedema hereditário e lúpus eritematoso sistêmico.

Sobre a imunologia e o sistema complemento, é correto afirmar que

A
o inibidor de C1 é um regulador do sistema complemento estando em níveis reduzidos nos três tipos de angioedema hereditário.
B
o sistema complemento permeia tanto a imunidade inata quanto adquirida e apresenta apenas duas vias de ativação: clássica ou alternativa.
C
a presença de níveis séricos reduzidos de C3 e normais de C4 é característico de atividade lúpica, sendo importante na distinção entre infecção e atividade inflamatória.
D
o consumo do complemento se dá em diversas situações onde há intensa formação de imunocomplexos, desde infecciosas (ex. hepatite C) até neoplásicas (ex. Macroglobulinemia de Waldenstrom).
E
a presença de níveis elevados de fator reumatoide junto com a redução dos níveis de C3 e C4 em um paciente com poliartrite, astenia e púrpura palpável, corroboram a principal hipótese de artrite reumatóide com vasculite reumatóide.