Medicina Especialidade Acunpuntura

Uma paciente de 38 anos de idade está vivenciando a primeira gestação dela e seguiu o acompanhamento gestacional com a respectiva obstetra, realizando regularmente os exames laboratoriais conforme preconizados pelo Ministério da Saúde. Segue a lista de alguns dos exames realizados ao longo da gestação, transcritos não necessariamente na ordem cronológica de realização: cultura para Streptococcus do grupo B por meio de swab retovaginal: positiva; teste oral de tolerância à glicose: jejum: 80 mg/dL – após uma hora: 172 mg/dL – após duas horas: 156 mg/dL; sorologias para toxoplasmose: IgG negativo e IgM positivo; VDRL: negativo; anti-HIV: negativo; ultrassonografia morfológica fetal: circunferência cefálica com -3,2 desvios-padrões em relação à média para a idade gestacional. Sem outras alterações.

Acerca da avaliação laboratorial gestacional rotineira e dos possíveis impactos dos respectivos achados, e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Em razão do achado de microcefalia na ultrassonografia morfológica fetal, é correto orientar a paciente acerca do direito de realizar interrupção da gestação, conforme resolução do Supremo Tribunal Federal.

  • C. Certo
  • E. Errado